domingo, 30 de dezembro de 2012

Um Novo Ano de Adoração

A adoração sincera levanta os nossos olhos que estavam fixos em nós mesmos e os coloca em Deus (Salmo 29:1-2).
A adoração dá honra a Deus, é como se estivéssemos aplaudindo ao Senhor de pé. Podemos fazer de Deus alguém muito importante nos domingos, com nossos cânticos e orações. A adoração coloca Deus no centro de todas as coisas, e nos conduz à atitude correta. Ela humilha o presunçoso e exalta o adorado!
Adoração faz isso. Ela nos ajusta, nos equilibra, abaixando o queixo duro e promovendo total liberação do que é agradável a Deus. Todas as vezes que fazemos o melhor para agradecer a Deus, estamos adorando. Vamos neste novo ano adorar a Deus!
Nunca se esqueça que Deus morreu pelos seus pecados antes que você morresse em seus pecados - Adoração faz bem!

Rev. Adalgiso do Vale

sábado, 29 de dezembro de 2012

A criança é pai do homem

Você quer orientação para o futuro? Leia a sua vida do fim para o começo. "A criança é pai do homem".

Podem os ensinamentos anteriores servir com os primeiros esboços do retrato final? Claro, o nosso passado apresenta o nosso futuro. As biografias dos heróis espirituais dão a entender isso. Moisés, instruído em toda a ciência, era poderoso em suas palavras e obras (At.7:22). Quando Moisés matou o egípcio cruel ou dispersou os pastores chauvinistas, ele estava representando a sua tendência, dada por Deus, de justiça.
Certa ocasião, um dos hebreus perguntou a Moisés: "Quem te pôs por príncipe e juiz sobre nós?" Quão precisa é a descrição. O restante de sua vida diria que sim.
Ele destruiu Faraó e libertou do cativeiro os hebreus. Como príncipe, conduziu o povo a um novo reino. Como juiz, emoldurou a Torá e serviu como ante-sala à lei hebraica. A força de sua juventude revelou as paixões da sua vida.
Deus planejou você e fez a sua vida para um propósito. Crê nisso?
(Ef.2:10)

Rev. Adalgiso do Vale

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Estacionar na Igreja de Deus

Ao visitar um hospital, deixei meu carro, por descuido, na faixa destinada só para médicos. Ao sair do carro, vi uma senhora com muita atenção se aproximar, dizendo: "Bom dia, doutor". Mas por que ela me chamou de doutor? Oh! Sim, eu havia estacionado o carro nas vagas exclusivas dos médicos.

Nem sempre somos aquilo que parecemos. É preciso mais do que estacionar no reservado aos médicos para ser um "doutor". E é preciso mais do que a freqüência  à igreja para fazer um real crente em Jesus.

Aquela senhora me confundiu, Eu não poderia ter curado a sua unha encravada, mas ela me julgou ser um médico verdadeiro, levando em conta apenas o lugar onde estacionei o veículo.

Será que nós não andamos confundindo as pessoas? Sou aquilo realmente que sou ou não? Ou apenas estacionei ocasionalmente na igreja como um de seus membros?

Rev. Adalgiso do Vale

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O Verdadeiro Natal

O anjo que visitou a jovem donzela judia Maria disse que o propósito da sua visita era o de que ela conceberia um filho por obra do Espírito Santo para restaurar a toda criação. (Isaías 7:14; Mateus 1:18-25)

O nascimento de Jesus é também compreendido como o nascimento do verbo que se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade (João 1:14).

Natal é tempo de agradecer pela Encarnação de Jesus. É tempo de avaliar o quanto temos nos disposto a adorar o Menino. Infelizmente, o comércio vem por longo tempo entorpecendo a mente do povo cristão acerca do real sentido do Natal.

Não devemos ser radicais a ponto de nos negarmos as festividades deste momento, e nem perder o foco de que a celebração para nós, cristãos, é o nascimento do Menino de Belém.

Feliz Natal!

Rev. Adalgiso do Vale

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Cuidado com as expectativas

Ao contrário do que se pensa, ter perspectivas é melhor do que alimentar expectativas. A explicação é simples - expectativa é um sentimento positivo, mas carrega um misto de incerteza e ansiedade. Quem fica na expectativa parece depender de fatores externos, circunstanciais para realizar o que deseja.

Ao contrário, a perspectiva é o sentimento real de que tudo sairá conforme planejado, uma vez que foi construído o que era necessário. Por exemplo: matrimônio, profissão, a religiosidade com a verdadeira fonte de informação, etc. Como vimos, esta lógica da perspectiva pode ser aplicada em todos os setores da vida.

Há dois grupos de pessoas - aquele que nada planeja, por isso mesmo têm alto grau de ansiedade, e, na outra ponta, estão aqueles que tiveram conduta ciosa, bem diferente; por isso, ao invés de ficarem ansiosos diante dos desafios da vida, sentem-se confiantes e realizados.

É sempre melhor fazer nossa parte e aguardar o retorno concreto do que meramente alimentar incertezas e ilusões.

"Não andeis ansiosos de coisa alguma" (Filipenses 4:6)

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 23 de dezembro de 2012

Aquele que se assenta no trono

A história da humanidade preparou a chegada do Rei. O nascimento de Jesus já estava no calendário eterno de Deus. Jesus descendia de Davi, e o trono deste jamais teria fim. Deus tomou nas mãos os destinos da história. Tudo o que foi planejado se realizou. Na plenitude dos tempos, Jesus nasceu.

A história não caminha sem rumo. Não somos passageiros de uma nave sem piloto. Não somos guiados por um destino cego. O nosso Deus está na cabine de comando do Universo. Ele dirige a história e é o Senhor dela. 

O nascimento do Rei dos reis em Belém não foi um acidente. O Natal ocorreu no coração de Deus, antes de ser comemorado pelos homens na cidade de Belém. A celebração do Natal, portanto, deve nos fazer lembrar de que a nossa vida e futuro está nas mãos daquele que se assenta no trono.

O Senhor realiza tudo conforme seu eterno propósito, para a sua eterna glória.

Rev. Adalgiso do Vale

Um Sublime Mistério

O nascimento de Jesus foi singular. Ele não é semente do homem, é apenas da mulher. Como ser humano não teve pai; como Deus não teve mãe. Ele desceu do Céu. Ele não passou a existir simplesmente, el é o Pai da Eternidade. O Verbo Eterno se fez carne. O Espírito Santo o gerou. Essa concepção foi um milagre divino. O infinito invadiu o finito. O eterno entrou no tempo.

O Natal representa um mistério grandioso. É o mistério do insondável amor de Deus, que não poupou seu próprio Filho, antes, o entregou por todos nós.

Jesus é o próprio Natal, não pode haver separação. Ele é o centro e a essência dele. O Natal sem Jesus não passa de festa gastronômica.

Temos de recristianizar o Natal. Precisamos dar a glória devida aquele que é Deus sobre nós, que é Deus conosco - Jesus!

Rev. Adalgiso do Vale


Escrevendo a própria história

A cada dia, a cada movimento e a cada decisão, estamos, mesmo sem nos dar conta, escrevendo a própria história. Muitas vezes sem percebermos o quando cada pensamente e cada ação significa para nós mesmo e para os outros. Mas quando nos damos conta, mudamos o modo de agir.

O destino que dá o seu tempo, tanto no trabalho quanto nas horas vagas, faz parte da sua história. A condução de sua emoção e atitudes também faz parte da sua história.

O que acontece em seus dias está de acordo com suas verdadeiras intenções? Você está satisfeito com os relatos históricos que você produz? Uma boa dica para um exercício de auto-conhecimento é anotar diariamente os fatos mais importantes, e como você agiu. Certamente vai perceber que muitos pontos são ridículos e precisam ser melhorados e outros que merecem ser descartados. Assim você escreve melhor o "texto da própria história".

Rev. Adalgiso do Vale

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Você tem mudado ou continua o mesmo?

Volte ao ano de 2010. Como você era? Como pensava? Como agia, como se vestia? Quem era você ontem e quem é você hoje?

Este pequeno exercício de autoexame é uma ótima ferramenta para avaliar como está sua evolução e o que precisa ser melhorado.

Neste resgate de memória, perceber que pouca coisa ou quase nada mudou em sua vida, é indicação de que algo está errado. Não é preciso que a mudança seja radical, mas alguns aspectos devem estar diferentes para melhor, é claro! Para quem a mesmice é normal na vida, está na hora de dar uma guinada e acrescentar novidades à rotina.

Muitas pessoas estão "cozinhando" os dias, na esperança de que algo extraordinário aconteça do nada. Não dá mais para ver a grama do vizinho ficar cada vez mais verdinha, enquanto jogamos lixo em nosso quintal.

Seja menos rígido, menos tenso e mais aberto à quebra de paradigmas e se esforce a inovar. O maior beneficiado com tudo isso será você mesmo, e os que te cercam vão agradecer por sua transformação e exemplo motivador.

Rev. Adalgiso do Vale

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Não seja escravo, mas senhor do tempo

Só nos restam alguns dias. O ritmo aumenta e dezembro costuma ser um frenesi. Se antes o tempo era escasso agora a impressão que se tem é que ele não exite.

Atualmente, o principal vilão é computador e seus variados programas, e-mails e redes sociais. Mesmo sendo bons aliados, eles também prejudicam a produtividade quando usados de forma inadequada. Mas o que se pode concluir é que precisamos prestar mais atenção para medir quanto do nosso tempo é destinado aos convites da informática.

Ficar on-line o tempo todo pode ser um problemão para quem não resiste a uma navegada aqui;, uma twitada acolá, e a checagem dos e-mails a cada hora. O ideal é desligar esses programas consumistas quando se tem uma tarefa inadiável, por exemplo: atenção para com a família (marido, esposa, filhos).

Se você quer se livrar de pendências ainda este ano de 2012, pense seriamente em reservar alguns momentos do ida para usar a internet. Assim, você toma as rédeas do tempo, o controle da agenda em seu favor, e satisfaz a todos que se acham em sua volta.

Rev. Adalgiso do Vale

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ter Razão ou Ser Feliz?

É de se supor que a maioria das pessoas responderá da seguinte forma à pergunta formulada acima: "É bem melhor ser feliz do que ter razão". No entanto, não é o que se vê na prática. Mesmo não admitindo, muita gente quer ter razão, sim. Alás, até confunde as coisas e só se sente feliz quando consegue convencer os demais de que está com a razão. 

Comece a prestar atenção aos seus desafios e lutas do dia a dia. Experimente deixar o outro "se achar". Não zombe e tome cuidado para não parecer cínico demais ao concordar com tudo. Aos poucos você vai experimentar uma sensação de alívio por não ter entrado na neurose alheia.

Pare de querer ter razão a todo custo. Agir assim é agir com sabedoria.

Felicidade combina muito mais com sabedoria do que com racionalidade e pragmatismo vazio. 

"Eis que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria".
"Feliz é o homem que acha a sabedoria".

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 9 de dezembro de 2012

Não deixe que estraguem seu dia

Com certeza você já ouviu alguém dizer: "fulano estragou meu dia". Houve decepção e mau humor.

Deixar que estraguem o nosso dia demonstra que estamos à mercê do comportamento alheio, o que nos tira totalmente a autonomia sobre nossas ações e emoções.

Devemos nos blindar o suficiente para entender que determinados comportamentos são do outro e não seus. Entrar na onda dos outros é desconsiderar sua capacidade de autocontrole.

Para que seus dias não sejam mais desperdiçados por causa das neuroses alheias, exercite sua mente para aprender e separar o "joio do trigo". Destruidores de dias continuarão a existir. O que muda é sua maneira de lidar com eles.

Rev. Adalgiso

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O coração fala mais alto!

Uma jovem mãe, submetida a um tratamento contra câncer, voltou do hospital sem cabelos, por causa da quimioterapia, e muito consciente da sua aparência.

Estava sentada na cozinha, quando seu filho de quatro anos apareceu, olhando-a curiosamente. Quando a mãe iniciou o discurso que ensaiara para ajudar o filho a entender o que via, ele se aproximou e aconchegou-se em seu colo, quietinho, com a cabeça recostada em seu peito. A mãe acariciou a cabeça do menino e disse: "Você vai ver como daqui a pouco o meu cabelo vai crescer, e eu vou ficar melhor, como antes". 

O garoto se levantou, olhou para a mãe pensativo. Com a singeleza de seus aninhos respondeu: "Seu cabelo está diferente, mas seu coração está igualzinho".

A mãe não precisava mais esperar por "daqui a pouco" para melhorar. Com os olhos cheios de lágrimas, ela se deu conta de que já estava bem melhor.,

O coração do Senhor é imutável! No Senhor Jesus podemos confiar todos os dias. Seu coração cheio de graça fala mais alto!

Rev. Adalgiso do Vale


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cuidado para não complicar a vida

Não é o tempo que voa. Nós é que passamos. Precisamos simplificar mais nossas ações, o que não significa torná-las simplistas. E simplificar nada mais é do que focar a realidade dos fatos, em vez de divagar por dias sobre determinado assunto sem chegar a uma conclusão desejável.

Todos nós podemos desenvolver uma dinâmica capaz de resultar em ganhos pessoais. Contratempos aparecem todos os dias, mas não podemos ser derrotados. Ao se manter sempre flexível e avançar ponto por ponto, nos aproximamos da eficácia tão necessária neste tempo.

Veja seus problemas ou dificuldades por um prisma diferente. Comece a agir com simplicidade e troque a preocupação peça ação.

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 2 de dezembro de 2012

Ser Sal e Luz do Mundo

Mt.5:13

Deus nos chama para sermos cristãos, sal e luz, numa sociedade insípida e sombria. Devemos lembrar que o sal não deve perder seu sabor e a luz não deve ficar oculta.

Vejamos 3 afirmações indispensáveis que declaram um autêntico cristão, filho de Deus:
  1. Ser diferente - não devemos nos igualar ao mundo. Devemos tomar cuidado para não permitir que a cultura sistêmica predominante nos envolva e para não nos conformarmos com as expectativas da sociedade.
  2. Ser responsável - de tempos em tempos precisamos fazer algumas perguntas: estamos realmente afetando as pessoas: Elas estão percebendo a nossa salinidade e luminosidade vinda do Senhor?
  3. Ser influente - não nos enganemos. O próprio fato de pertencermos a Cristo, de não nos deixarmos  levar pelo sistema caótico, de marcharmos ao som de um tambor diferente, nos permite e nos capacita a influenciar as pessoas.
Lembre-se de manter a sua luz "brilhando" e seu "saleiro" inclinado, derramando.

Rev. Adalgiso do Vale