sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Você tem mudado ou continua o mesmo?

Volte ao ano de 2010. Como você era? Como pensava? Como agia, como se vestia? Quem era você ontem e quem é você hoje?

Este pequeno exercício de autoexame é uma ótima ferramenta para avaliar como está sua evolução e o que precisa ser melhorado.

Neste resgate de memória, perceber que pouca coisa ou quase nada mudou em sua vida, é indicação de que algo está errado. Não é preciso que a mudança seja radical, mas alguns aspectos devem estar diferentes para melhor, é claro! Para quem a mesmice é normal na vida, está na hora de dar uma guinada e acrescentar novidades à rotina.

Muitas pessoas estão "cozinhando" os dias, na esperança de que algo extraordinário aconteça do nada. Não dá mais para ver a grama do vizinho ficar cada vez mais verdinha, enquanto jogamos lixo em nosso quintal.

Seja menos rígido, menos tenso e mais aberto à quebra de paradigmas e se esforce a inovar. O maior beneficiado com tudo isso será você mesmo, e os que te cercam vão agradecer por sua transformação e exemplo motivador.

Rev. Adalgiso do Vale

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Não seja escravo, mas senhor do tempo

Só nos restam alguns dias. O ritmo aumenta e dezembro costuma ser um frenesi. Se antes o tempo era escasso agora a impressão que se tem é que ele não exite.

Atualmente, o principal vilão é computador e seus variados programas, e-mails e redes sociais. Mesmo sendo bons aliados, eles também prejudicam a produtividade quando usados de forma inadequada. Mas o que se pode concluir é que precisamos prestar mais atenção para medir quanto do nosso tempo é destinado aos convites da informática.

Ficar on-line o tempo todo pode ser um problemão para quem não resiste a uma navegada aqui;, uma twitada acolá, e a checagem dos e-mails a cada hora. O ideal é desligar esses programas consumistas quando se tem uma tarefa inadiável, por exemplo: atenção para com a família (marido, esposa, filhos).

Se você quer se livrar de pendências ainda este ano de 2012, pense seriamente em reservar alguns momentos do ida para usar a internet. Assim, você toma as rédeas do tempo, o controle da agenda em seu favor, e satisfaz a todos que se acham em sua volta.

Rev. Adalgiso do Vale

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ter Razão ou Ser Feliz?

É de se supor que a maioria das pessoas responderá da seguinte forma à pergunta formulada acima: "É bem melhor ser feliz do que ter razão". No entanto, não é o que se vê na prática. Mesmo não admitindo, muita gente quer ter razão, sim. Alás, até confunde as coisas e só se sente feliz quando consegue convencer os demais de que está com a razão. 

Comece a prestar atenção aos seus desafios e lutas do dia a dia. Experimente deixar o outro "se achar". Não zombe e tome cuidado para não parecer cínico demais ao concordar com tudo. Aos poucos você vai experimentar uma sensação de alívio por não ter entrado na neurose alheia.

Pare de querer ter razão a todo custo. Agir assim é agir com sabedoria.

Felicidade combina muito mais com sabedoria do que com racionalidade e pragmatismo vazio. 

"Eis que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria".
"Feliz é o homem que acha a sabedoria".

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 9 de dezembro de 2012

Não deixe que estraguem seu dia

Com certeza você já ouviu alguém dizer: "fulano estragou meu dia". Houve decepção e mau humor.

Deixar que estraguem o nosso dia demonstra que estamos à mercê do comportamento alheio, o que nos tira totalmente a autonomia sobre nossas ações e emoções.

Devemos nos blindar o suficiente para entender que determinados comportamentos são do outro e não seus. Entrar na onda dos outros é desconsiderar sua capacidade de autocontrole.

Para que seus dias não sejam mais desperdiçados por causa das neuroses alheias, exercite sua mente para aprender e separar o "joio do trigo". Destruidores de dias continuarão a existir. O que muda é sua maneira de lidar com eles.

Rev. Adalgiso

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O coração fala mais alto!

Uma jovem mãe, submetida a um tratamento contra câncer, voltou do hospital sem cabelos, por causa da quimioterapia, e muito consciente da sua aparência.

Estava sentada na cozinha, quando seu filho de quatro anos apareceu, olhando-a curiosamente. Quando a mãe iniciou o discurso que ensaiara para ajudar o filho a entender o que via, ele se aproximou e aconchegou-se em seu colo, quietinho, com a cabeça recostada em seu peito. A mãe acariciou a cabeça do menino e disse: "Você vai ver como daqui a pouco o meu cabelo vai crescer, e eu vou ficar melhor, como antes". 

O garoto se levantou, olhou para a mãe pensativo. Com a singeleza de seus aninhos respondeu: "Seu cabelo está diferente, mas seu coração está igualzinho".

A mãe não precisava mais esperar por "daqui a pouco" para melhorar. Com os olhos cheios de lágrimas, ela se deu conta de que já estava bem melhor.,

O coração do Senhor é imutável! No Senhor Jesus podemos confiar todos os dias. Seu coração cheio de graça fala mais alto!

Rev. Adalgiso do Vale


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cuidado para não complicar a vida

Não é o tempo que voa. Nós é que passamos. Precisamos simplificar mais nossas ações, o que não significa torná-las simplistas. E simplificar nada mais é do que focar a realidade dos fatos, em vez de divagar por dias sobre determinado assunto sem chegar a uma conclusão desejável.

Todos nós podemos desenvolver uma dinâmica capaz de resultar em ganhos pessoais. Contratempos aparecem todos os dias, mas não podemos ser derrotados. Ao se manter sempre flexível e avançar ponto por ponto, nos aproximamos da eficácia tão necessária neste tempo.

Veja seus problemas ou dificuldades por um prisma diferente. Comece a agir com simplicidade e troque a preocupação peça ação.

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 2 de dezembro de 2012

Ser Sal e Luz do Mundo

Mt.5:13

Deus nos chama para sermos cristãos, sal e luz, numa sociedade insípida e sombria. Devemos lembrar que o sal não deve perder seu sabor e a luz não deve ficar oculta.

Vejamos 3 afirmações indispensáveis que declaram um autêntico cristão, filho de Deus:
  1. Ser diferente - não devemos nos igualar ao mundo. Devemos tomar cuidado para não permitir que a cultura sistêmica predominante nos envolva e para não nos conformarmos com as expectativas da sociedade.
  2. Ser responsável - de tempos em tempos precisamos fazer algumas perguntas: estamos realmente afetando as pessoas: Elas estão percebendo a nossa salinidade e luminosidade vinda do Senhor?
  3. Ser influente - não nos enganemos. O próprio fato de pertencermos a Cristo, de não nos deixarmos  levar pelo sistema caótico, de marcharmos ao som de um tambor diferente, nos permite e nos capacita a influenciar as pessoas.
Lembre-se de manter a sua luz "brilhando" e seu "saleiro" inclinado, derramando.

Rev. Adalgiso do Vale