sábado, 9 de março de 2013

Onde você acha que está Deus?

Não pretendo questionar os saberes que pessoas de várias religiões encontraram na Bíblia.

O fato cultural é que Deus está presente na vida do povo. Expressões comuns ouvimos das multidões - "graças a Deus", "Deus ajuda quem cedo madruga", "Deus te acompanhe" e vários outros dizeres. Deus é do tamanho da cabeça de cada um. Para um é cruel, vingativo; para outros é um ser que paira na região do mistério e do inefável.

O profeta Isaías (55.8) faz advertência: "O meu pensamento não são os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são os meus caminhos". De fato, Deus não usa caminhos. Ele não está num determinado lugar. Não ocupa espaço. Ele está além do alcance dos nossos sentidos. Deus também não pensa, pois raciocinar é atributo de quem está envolvido e limitado com o tempo.

Deus não marca audiência, não usa telefone, nem correio eletrônico. Ele não tem escritório e nem secretária. No entanto, há um lugar em que Deus marcou encontro com o pecador - a cruz de Cristo!


"Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia."
Gn 28:16 (leia Gn 28.10-17)

Salmo 8.1

Rev. Adalgiso do Vale

O amor de Deus é inabalável

Numa cidade próxima a Campinas (Amparo) eu preguei sobre a necessidade de louvar a Deus em todas as circunstâncias. Um senhor, à porta, me perguntou: "Eu sou cego. Devo agradecer a Deus por isso?" Pensei por alguns segundos, e lhe respondi: "O senhor deve agradecer a Deus não por ser cego, mas porque Deus o ama".

É sempre tranquilizador saber que o amor de Deus é sólido e que podemos dispor dele em todos os momentos. Sempre achei o amor constante de Deus uma fonte segura de alegria e garantia futura.

Quando sofri um acidente automobilístico não desesperei, a presença amorosa de Deus estava comigo, para me confortar. Cada dia mais tenho experimentado a fidelidade do Pai Celestial, com seu insondável amor.
Ml 3.6; Tg 1:17-18

Rev. Adalgiso do Vale

sexta-feira, 8 de março de 2013

O Fanatismo é Sufocante

O termo fanático referia-se a alguém ligado a um templo. Era aquele que se  acreditava iluminado pelos deuses.

O fanatismo denota uma profunda miséria intelectual que isola o indivíduo no seu mundo interior. O fanático é um prisioneiro. 

Patologia quer dizer tratado da doença, desvio do que geralmente se considera normal. É fazer da religião, do altar, da igreja, um pedestal para a projeção de si, busca de prestígio. Deus vai em segundo lugar, e seria um trampolim para a vaidade humana. A religião vira show e interesse financeiro.

Perguntamos qual é o nível mental de quem faz polpudas doações para obter vantagens garantidas, até por diplomas ou recibos assinados por Jesus Cristo, com caneta esferográfica.

Aqueles que induzem os fiéis a tais absurdos comportam-se como insensíveis psicopatas. Isso não passa pela prática legítima do dízimo mas se qualifica como exploração explícita da boa-fé. Inadmissível!
Pv 14.7

Rev. Adalgiso do Vale

quinta-feira, 7 de março de 2013

Dignidade da Mulher

Falar do Dia da Mulher sem a presença de Jesus na sua vida é um discurso vazio. Jesus é quem conquistou à mulher liberdade e dignidade que não podem ser comparadas com a imagem corrente dos religiosos de sua época e de outras também.

A relação de Jesus com as mulheres era considerada prática escandalosa aos olhos dos moralistas judeus. A mulher que sofria de hemorragia durante doze anos foi curada pelo simples toque nas vestes de Jesus; a mulher que derramou perfume em Jesus foi elogiada pelo gesto; a mulher flagrada no pecado de adultério foi perdoada e a mulher do poço do território de Samaria, que vivia em degradação moral, encontrou o sentido de vida em Jesus.

Para Jesus, o que importa é o ser humano. Deus fez o homem e a mulher no mesmo nível de substância e interdependência. Não pode haver entendimento e complementação de um sem o outro.

Felicitamos as mulheres em todas as datas.

Rev. Adalgiso do Vale

quarta-feira, 6 de março de 2013

O perigo de uma língua descontrolada

Conta-se que um viajante estava buscando abrigo numa noite de inverno rigoroso. Encontrou uma casa e ao ser convidado a entrar nela, soprou os seus dedos. O hospedeiro lhe perguntou porque soprava os dedos. O viajante explicou: para aquecer minhas mãos. Mais tarde, quando lhe foi servida uma sopa quente, o estranho soprou sobre o prato de sopa. Perguntado porque fazia aquilo, o visitante respondeu: para esfriar! Imediatamente, o hospedeiro o expulsou do seu abrigo, por temer ter alguém prejudicial, cuja boca podia soprar o ar quente e o ar frio.

É possível que a estorinha se aplique a nós à medida que falamos tanto com a língua dobre. A língua é apenas um membro do corpo, porém o resultado de nossas palavras é tremendo. Elas podem arruinar, numa questão de segundos, aquilo que nos leva anos de vida para construir.

Precisamos mostrar, através de cada uma de nossas palavras, que Jesus é o Senhor de nossas vidas.
Pv 10.18-19; Tg 3.8-10; 1 Pe 3.10

Rev. Adalgiso do Vale



segunda-feira, 4 de março de 2013

Investimento em favor da vida

De acordo com a nossa capacidade, Deus nos entrega os seus bens para negociarmos com eles e o maior resultado não reside na multiplicação dos próprios bens, mas nos investimentos que fazemos com esses bens. 

Alguns pensam que gastam quando contribuem para os necessitados, mas isto não é verdade, pois estão investindo no reino de Deus.

Temos observado crianças sendo salvas dos cortiços, das favelas, das ruas, pela generosidade de poucos. Não seria legal se todos colaborassem em favor desses carentes que, apesar da situação, são gente como nós? 

Nada escapa à percepção do Senhor, quanto mais aquele que investe na vida, mais recompensa terá.
Ap 4.1-2; Hc 2.20; Pv 8.35; 1Jo 5.11

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 3 de março de 2013

Caráter ou Reputação?

Reputação é o que eu quero que as pessoas pensem a meu respeito.

Caráter é o que eu sou quando ninguém está me olhando.

Afinal, o que você faz quando ninguém lhe está observando? Você trabalha com mais interesse, estuda com mais dedicação, é fiel para aqueles que confiam em você?

O sucesso justo depende que você faz, mesmo quando, com certeza, ninguém lhe está olhando. As sementes desabrocham do solo quando ninguém está espiando. O atleta olímpico vencedor é o mesmo que investiu anos de vida no anonimato. Saiba que há um de quem não podemos nos esconder, pois está nos observando, com amor, continuamente. Fomos criados para sermos amados, sem interrupção.
Salmo 139.

Rev. Adalgiso do Vale