domingo, 7 de abril de 2013

Quem passa, o tempo ou nós?

É comum ouvirmos que o tempo resolve todos os nossos problemas e enxuga todas as nossas lágrimas. Mas esta não é uma verdade absoluta pela experiência de vida.

A questão é que o tempo está passando, ou melhor, nós estamos envelhecendo e as coisas continuam na mesma. Você talvez tenha a sensação de que a pouca esperança que  lhe resta está se escoando como água no ralo.

Não se desespere, pois existe ainda algo de tremendo valor: a sua vida. Não espere este tempo destruir todos os seus planos e sonhos. Reaja! Lute! Defenda seus direitos como legítimo cidadão, com ações construtivas, dentro do espaço de seu tempo!

Rev. Adalgiso do Vale

sábado, 6 de abril de 2013

O tesouro que nos está prometido

Há uma história sobre a conversa entre um jovem pagão e um jovem cristão.

O pagão diz: Os meus pais concordaram em que eu estudasse Direito. 
O cristão perguntou: E depois disso?
O outro respondeu: Vou me tornar um causídico.
E depois?
Ganharei muito dinheiro.
E depois...?

A estratégia do jovem crente começou a funcionar quando o pagão começou a refletir na morte e na eternidade. Ele confessou que não tinha Deus nos seus planos e que estava construindo sua vida sobre valores temporais.

As riquezas não são erradas, mas se elas se tornarem nosso alvo na vida, sim!

A verdadeira medida de nossa riqueza é o tesouro que temos no céu (Mt 6:19-21).

Rev. Adalgiso do Vale

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Disciplina é viver melhor

Há dois métodos de disciplina. Um deles é o da imposição, ditar a ordem e fazer com que ela seja cumprida à força. O segundo método é o da compreensão, fazendo com que a disciplina evolua de dentro para fora com finalidade.

Não podemos ser livres fazendo o que bem entendemos, mas sim fazendo o que devemos fazer. Somos livres para realizarmos muitas coisas na vida, mas estamos condicionados a determinadas leis indispensáveis de proteção.

É o caso do avião, que podemos manter no ar. Mas, supondo que alguém resolvesse fazer o que bem entendesse e mexesse nos dispositivos de comando, fatalmente projetaria a aeronave no solo.

Precisamos estar disciplinando nossa jornada de vida, usufruindo nossa liberdade, sem ignorar as leis disciplinares para a nossa própria proteção e bem.

Rev. Adalgiso do Vale

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Você sabe guardar segredos?

Tem gente que afirma não conseguir!

Então, o que é segredo? É ouvir do outro que aquilo que foi contado é para não ser ventilado.

É impressionante como algumas pessoas não conseguem guardar segredo. Acabam usando a desculpa de que só está contando porque é amigo, e quando menos percebe já "entregou o ouro".

Ao espalhar aquilo que lhe foi confidenciado em segredo, a pessoa põe em jogo questões fundamentais que mantêm boas relações, ou pode ferir e prejudicar outras pessoas.

Ser discreto em relação àquilo que se ouve é uma habilidade social que deve ser treinada diariamente. Guardar segredos nos faz pessoas respeitadas e mais confiáveis. A comunicação é algo mais sério do que se pensa. Façamos bom uso dela!

Rev. Adalgiso do Vale


quarta-feira, 3 de abril de 2013

A única plástica desejada

A quantidade de pessoas insatisfeitas com sua aparência é assustadora.

A propósito, é bom lembrar que a Bíblia fala de um príncipe, Absalão, que era o homem mais bonito de Israel (2Sm 14.25). Porém, moralmente, este filho do rei Davi era horrível. Ele assassinou o próprio irmão, liderou uma revolução para destronar o pai e ainda coabitou com várias concubinas de Davi.

Em 1996, quando esteve no Brasil, a modelo e atriz de Hollywood Claudia Schiffer, uma das mulheres mais belas do mundo, respondeu à pergunta de um repórter: "Se tivesse que escolher entre ser bonita ou ser rica, o que preferiria?" A moça responde: "Preferiria cuidar da beleza interior, pois é uma coisa para sempre".

A plástica do caráter não é feita por cirurgiões humanos. É feita por Jesus Cristo.

Rev. Adalgiso do Vale

terça-feira, 2 de abril de 2013

Mais presídios e menos escolas

Se considerarmos o analfabetismo funcional (aqueles que só escrevem seus nomes e nada leem , somente 20% da população brasileira é alfabetizada.

Apesar de tanto analfabetismo, nos últimos 17 anos, o Brasil construiu mais presídios que escolas públicas. Mais penitenciárias e menos escolas, uma vergonha!

A brilhante Coréia do Sul é um exemplo de como um país deve ser. Poucos aprisionados e milhares de escolas.

O filósofo Pitágoras disse: "Educai as crianças e não será preciso punir os homens".

O rei Salomão também disse: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele" (Provérbios 22:6).

Rev. Adalgiso do Vale

segunda-feira, 1 de abril de 2013

A Ressurreição de Cristo é um fato histórico

O Evangelho anunciado por Paulo à igreja de Corinto é puro, é genuíno e de efeito restaurador. Ele trata da morte, sepultamento e ressurreição do Senhor como fatos históricos que aconteceram sem dúvida alguma.
  1. A Ressurreição de Cristo é inseparável da fé além túmulo. Pois se Cristo não ressuscitou, os mortos também não ressuscitam (1 Co 15.12-13).
  2. Se Cristo não ressuscitou, nossa pregação é vã. A ressurreição de Cristo é pedra de toque de toda pregação verdadeira. Aqueles que não têm essa base, não têm mensagem espiritual a transmitir (1 Co 15.14).
  3. Se Cristo não ressuscitou, nós somos falsas testemunhas. Se damos testemunho de uma ressurreição que não existe, nós nos enganamos e enganamos também a outros (1 Co 15.15)!
  4. Se Cristo não ressuscitou, nossa fé é vã. Não tem fundamento, nenhuma razão de ser e nem alvo algum.
  5. Se Cristo não ressuscitou, nós continuamos ainda em pecado. Crer apenas em Jesus sem aceitar a sua morte e ressurreição é continuar perdido (1 Co 15.17).
  6. Se Cristo não ressuscitou, nós não temos esperança. Pois somos os mais infelizes dos homens (1 Co 15.19).
As Escrituras declaram que a vinda de Jesus em carne é esse triplo mistério: ENCARNAÇÃO, EXPIAÇÃO e RESSURREIÇÃO, contra a qual Satanás dirige seus esforços e procura desfigurar este fundamento de fé cristã. O triunfo da ressurreição é completo. Se a ressurreição exalta a graça de Deus justificando o pecador, ela constitui, também, para todos os incrédulos, a advertência de seus julgamentos e condenação.

Rev. Adalgiso do Vale