quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Será que há alguma influência da fé na cura?

Parece-nos que a influência da fé no prolongamento da vida e na cura das mais diversas doenças é uma realidade aceitável entre vários médicos e cientistas de todo o mundo.
No Brasil, embora a questão ainda seja tratada com cautela, parte dos médicos já admitem ter testemunhado casos impressionantes de cura e sobrevida que a ciência não tinha como explicar. A questão não é tão difícil de entender para nós cristãos. Deus tem um tempo determinado para casa pessoa e ele é soberano em suas decisões, ainda que a reversão do quadro de saúde do paciente seja impossível.
O ser humano comum produz o agente que está associado a infecções como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. O paciente portador desses males ao praticar orações e meditações atinge um estado de relaxamento capaz de reduzir o impacto dos hormônios agressivos ao organismo.
A oração diária associada a outros elementos (exercício físico e dieta balanceada) desacelera os batimentos
cardíacos, baixa a pressão e reduz a velocidade das ondas cerebrais.
Aguardemos comprovação e resultados mais evidentes.

Adalgiso.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

A hipotética "partícula de deus"

Trata-se do bóson de Higgs, teoria que os cientistas haviam formulado nos anos 60 e que apenas no ano passado , depois de um tremendo esforço financeiro, chegou-se a conclusão de que os testes comprovam a tese e a identificação.
Para os cientistas ateus é a mais importante prova da existência  do elemento que faltava para a teoria especulativa que explica a formação do Universo.
A teoria explica o comportamento das forças e peças na natureza. Indica que essa seria a partícula que garante massa a todas as demais e portanto, central na explicação do Universo.
Conhecida vulgarmente como "partícula de deus", trata-se da última fronteira não resolvida pela física. O cientista ganhador do Nobel deste anos desenvolveu em 1960, a teoria que indicou que uma energia invisível preencheria um vácuo no espaço. Ao se moverem, partículas são puxadas uma contra as outras, dando massa ao um só átomo
Para os cristãos a afirmação das Escrituras Sagradas é por demais suficiente e completa, quando diz: "No princípio criou Deus o céu e a terra".
Na minha opinião nada de euforismo, pois não passa de nova descoberta, como se deu com a relatividade, como o DNA e tantas outras. Não vejo sinais de praticidade desta teoria. Os bilhões gastos nas pesquisas poderiam ser mais bem aproveitados se fossem direcionados a amenizar os flagelados desse mundo desumano.

Adalgiso.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Uma sociedade com sabor decadente

Vivemos numa época em que o fetichismo eletrônico amadureceu e hoje as regras obedecem a critérios manipuladores.
Um bom exemplo é explorado pelo programa BBB. É um dos maiores propagadores da erotização pejorativa. Sua função é construir comportamentos imorais que vão do sadismo ao descarte, do revanchismo ao massacre da integridade humana. Expõe o ser humano em uma selva onde a única saída é expurgar o outro através da conveniente e cômoda uniteralidade.
O BBB e tantos outros programas afeitos encontram sua força pelo fato de a própria sociedade adotá-los como uma imitação da própria vida. Ledo engano, eles é que são os incitadores de tamanha distorção.
É um mundo cruel, consumista em que garotas tão jovens passem a medir seu valor pela beleza natural e pela sexualidade explícita. Queremos uma sociedade justa e decente sem manipulação de vidas preciosas.

Adalgiso.

domingo, 6 de outubro de 2013

As consequências da tragédia vitimada pelo trânsito

Estima-se que neste ano chegue a trinta e cinco mil mortes no trânsito em todo o território brasileiro. Além dos acidentes não fatais devem ultrapassar trezentos mil. Uma chacina absurda.
Mesmo que você não faça parte dos dados dessas ocorrências vítimas de transito, você integra como cidadão os atuais vinte milhões  de brasileiros prejudicados pelos acidentes. Governo Federal, Estadual e Municipal gastam juntos bilhões de reais em internação hospitalar, pronto socorro, reabilitação por clínicas especializadas e porque não somar as indenizações às vítimas.
A Previdência Social paga  pensão ou aposentadoria precoce por invalidez, a quem não estava na lista do benefício. Há inda outros custos que merecem destaque: o de processos judiciais, atendimentos dos agentes do trânsito, e às companhias de seguros. São custos incomensuráveis!
E a família que tem a sua rotina e vida alterada. As lesões permanecentes que impossibilitam que vítimas retornem à atividade normal. Sonhos interrompidos.
O máximo de cuidado ao dirigir com certeza diminuirá os gastos absurdos cuja conta todos nós pagamos.

Adalgiso.

sábado, 5 de outubro de 2013

Nós somos individualmente peças únicas

Eu precisava de uma estante fichário para classificar cópias de pautas musicais para minha filha.
Eu tirei as medidas necessárias e procurei uma marcenaria. O responsável disse-me que não podia atender-me, porque o serviço era somente para uma peça. Ele não podia tirar um trabalhador da esteira transportadora,  nas quais mesas e cadeiras para escritório eram produzidas em série.
Contrariado mas entendendo a situação, assim mesmo, estava feliz porque sabia que Deus não tem a tal esteira transportadora.
Nós somos todos peças únicas no projeto criador de Deus. Ele tem infinita dores com cada um de nós. Não existe ninguém em todo o mundo que seja exatamente igual a mim ou a você.
Deus cria singularidades, não igualdades.

Adalgiso.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

As mesmas provas sobre o mesmo caso

Depois de um longo desempate proferido com rigor técnico-jurídico pelo ministro Celso de Mello, o processo terá agora um novo relator, o ministro Luiz Fux.
Ao longo da ação penal, ele reforçou o impulso condenatório dado pelo ministro Joaquim Barbosa, contrariante apostas petistas.
Dos '2 condenados por formação de quadrilha ou lavagem de dinheiro que retornarão agora ao banco dos réus, todos ]tiveram votos de Fux pela punição.
Na prática, Fux tem sido duro com os acusados. Sobre os embargos infringentes, o ministro foi voto vencido contra a aceitação. Ele chegou a dizer:
"Temos 400 ações penais. Pretende-se que o m esmo plenário se debruce sobre as mesmas provas e decida novamente sobre o mesmo caso". Que tremendo desperdício para a sociedade.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Hoje, a opinião pública não vale nada

O que nos chamou a atenção é que nenhum dos magistrados do Supremo Tribunal se declarou impedido de julgar uma questão que já tinha sido julgada. Afina, os dois novos ministros, nada poderiam declarar impedidos de apreciar a decisão de um colegiado do qual não participaram nem tiveram tempo em destrinchar o assunto como os demais colegas. Por isso, os votos que deram não deixaram de ser uma emenda no soneto que não participaram.
Agora, o desdém ou a falta de respeito pela opinião pública, tão explicitamente confessada pelo ministro Celso de Mello, lembou-me aquela passagem do Evangelho em que Jesus Cristo perguntou aos apóstolos o que a opinião pública daquele tempo pensava dele. Foram citados grandes profetas, somente o apóstolo Pedro acertou e tornou-se o pregador oficial do início da Igreja Cristã.
É preciso dizer que o ministro Celso está equivocado. A opinião pública, certa ou errada é fator que produz a história e não um um código de leis injusto e sem alma.

Adalgiso.