sábado, 30 de abril de 2011

A Luz da Graça de Deus

"Então , disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor e o meu  espírito se alegra em Deus, meu  Salvador" (Lucas 1:46-47)

Como a maioria dos meninos de oito anos, eu sempre carregava alguma coisa enfiada nos bolsos. O meu objeto preferido era uma pequena lente de aumento. Ela fazia tudo parecer maior, mas eu ficava fascinado com sua capacidade de concentrar a força do sol em um pequeno ponto de luz. A luz era tão intensa que, e eu segurasse a lente na posição certa, conseguia minhas iniciais, queimando um pedaço de tábua.
Mas a luz brilhante do sol é fraca comparada à luz de Cristo. Maria tinha razão em regozijar "A Grande Luz" prevista por Isaías.
Nós também podemos "engrandecer ao Senhor" quando a luz de Cristo brilha através de nossas vidas. Mas, assim como eu com a lente de aumento, devemos nos fixar na posição correta, onde Deus quer que estejamos para agir de acordo com a sua vontade. Fazer os ajustes necessários é, às vezes, desafiador, mas sempre essencial, se quisermos tornar visível o poder da Graça de Deus, para trazer a bendita luz de Cristo aos que vivem na escuridão.
Ao fazer assim, podemos experimentar em nós mesmos a profundidade da alegria de Maria. 

Rev. Adalgiso do Vale

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Só em Deus há segurança absoluta

Recentemente, várias crianças inocentes, numa escola, foram brutalmente assassinadas. Uma triste tragédia... A verdade é que a tragédia e violência podem acontecer em qualquer lugar. Ninguém está imune a elas. Pois a verdadeira segurança não vem de muros ou cercas. A verdadeira segurança vem do relacionamento com Deus, a fonte da vida  - "O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio" (Salmo 96:7).
O autor do Salmo 23 percebeu isso em sua própria vida e escreveu este testemunho: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo". O salmista não diz que não teremos de atravessar o vale,  ou que o mal não existe. Ao contrário, ele nos lembra que não precisamos ter medo, ou nos sentirmos oprimidos, porque Deus está conosco em todos os momentos e lugares. Ele nos ajuda a vencer.   Ele não se afasta de nós. Na verdade, a base e o conteúdo da nossa esperança é a promessa santa de que nada, em toda a Criação, pode nos separar do amor e proteção de Deus.

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 10 de abril de 2011

A Multiforme Sabedoria de Deus

A igreja, a multiforme sabedoria de Deus, se tornasse conhecida.
(Efésios 5:10)

Que razões levam os crentes a se afastarem da igreja? Muitos não conseguem resolver seus próprios conflitos. Paulo sofreu na igreja e milhões de cristãos em todo o mundo, mas nunca abandonaram a igreja, apesar de terem sentido de perto os problemas. Todos sabiam que a igreja seria provada através dos tempos; purificada; conhecida por todos os continentes; edificada por Jesus, mantida por seu amor e pela fé dos seus membros fiéis.
A igreja vive a tensão constante de obedecer e manifestar a vontade de Deus num mundo que se opõe, resiste e, às vezes, odeia tal vontade. A luta tem dimensões espirituais, pois o mal está arraigado no coração das pessoas, nas idéias, na cultura de vida, no egoísmo desenfreado, na busca irresponsável de prazer e glória pessoal.
Somente os dominados pelo mal é que perdem a esperança. Quem está ligado a Jesus Cristo não pode jamais se desligar da igreja.

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 27 de março de 2011

O Milagre Maior

O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil.
( Ef.4:28)

Os muçulmanos invadiram e se apossaram da cidade de Éfeso no ano de 1304 e com eles vieram novas punições e disciplinas severas. Um deles era cortar a mão do ladrão. Parecia um castigo apropriado, mas muito cruel. Hoje, coloca-se o criminoso na cadeia, mas freqüentemente o remédio paliativo só o afasta de circulação por um tempo. Quando se vê livre, volta a roubar. O problema real é que a mão que rouba é o instrumento do qual ele vive. Que fazer? A igreja tem uma missão gloriosa. Alcançar o indivíduo  marginalizado para uma mudança radical. Levar o ladrão a Jesus, que tem o poder de eliminar,  não as mãos, mas o hábito inaceitável de roubar os bens dos outros. Depois, arranja-se uma atividade remunerada, pouco que seja, mas digna, algo de útil, que pode ajudar a resolver o problema para sempre.

Rev. Adalgiso do Vale 

sábado, 19 de março de 2011

O Coração Humano

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e perverso; quem o poderá conhecer?"
Jeremias 17:9

Uma cesta de belas maçãs estava colocada numa mesa com uma etiqueta que dizia: ótima qualidade. Alguém, querendo prová-las,  pegou uma e ao abrir viu que estava completamente estragada por dentro.  Da mesma forma, uma bela aparência pode cobrir um coração enganoso. Às vezes, há pessoas que demonstram uma retidão de atitude, que têm vidas boas e parecem cristãs. Mas, sem Cristo no coração, qualquer semelhança a Ele é somente exterior, o que será revelado no Grande Dia. É possível um homem vestir a farda de soldado e não pertencer ao Exército; pois o que faz o soldado não é a farda. Assim, um homem não é filho de Deus  só pela aparência, tendo um coração orgulhoso por dentro. É a Palavra de Deus que nos revela o nosso coração e nos faz dizer: Purifica-me do meu pecado e cria em mim , ó Deus, um coração puro. Um coração não enganoso é um coração que não finge ser diferente do que realmente é. Um coração purificado e firme na sua confiança em Deus.

Rev. Adalgiso do Vale

segunda-feira, 14 de março de 2011

A Promessa Ilusória de Cura

Jesus disse ao paralítico: Queres ser curado? Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar.

A Bíblia demonstra  com grande clareza a possibilidade da ocorrência de milagres e nossa experiência pastoral confirma este fato. Temos assistido a milagres em que Deus penetrou na história humana e, em dado ponto específico do tempo, realizou completa cura física, psicológica ou espiritual. Entretanto, devemos assinalar que a Escritura e a experiência mostram que, às vezes, Deus intervém milagrosamente e às vezes não. E nem sempre é questão de muita fé ou de falta dela. Deus, como ser pessoal e soberano que é, tem seus propósitos. Só pelo fato de uma pessoa não ser curada  fisicamente, não se deve presumir que houve falta de interesse de Deus. Notemos que, mesmo quando Deus elimina totalmente uma doença de uma pessoa, a saúde dela pode não ser perfeita. Conheci um pastor que foi curado de um câncer na próstata. Um diagnóstico estranho para o seu médico. Mas, depois de um ano, veio a falecer de um infarto fulminante. Não devemos levar a sério aqueles que estão prometendo curas. As consequências da queda, em razão do pecado, prosseguem até a segunda vinda de Cristo, quando, então sim, teremos a cura e a redenção total. 

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 6 de março de 2011

O Templo de Deus

"Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino"  

(2 Sm.7:13)


O templo que Davi desejava construir e que foi de fato construído por Salomão, seu filho, teria um sentido todo especial para o povo judeu, pois seria, como foi dito, o lugar onde Deus habitaria. Não havia em Israel templos, mas apenas um templo. Um só Deus, um só templo . Não há no Cristianismo, um lugar específico e único, reconhecido como uma imagem visível de nossa unidade invisível de Jesus Cristo. Salomão, foi o rei da paz, que fazia alianças e acordos com sabedoria. O templo de Jerusalém, a princípio, devia se transformar em símbolo universal e não ficar restrito ao povo judeu. Um símbolo da união de todos os povos, sob o único Príncipe da Paz. Isto se perdeu pela rejeição do Emanuel e destruição do templo. O texto base desta reflexão é mais do que uma afirmação: é também uma profecia que vai além de Salomão. Jesus Cristo fala de si mesmo como um templo (Mc 14.58). Ele assume a função da unidade, mas não mais símbolo e sim como realidade.