terça-feira, 31 de maio de 2011

Somos barro nas mãos do Oleiro?

"Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: que fazes?"
Isaías 45:9

Devemos ser como o barro na mão do oleiro. O barro não determina a forma do objeto a ser produzido, nem discute a sabedoria ou a habilidade do oleiro.
O quadro que esta passagem estampa é, a um tempo, claro e humorístico. Rimo-nos da idéia de o barro rolar para fora da roda do oleiro e dizer: "Olha aqui, oleiro, vou dizer como desejo ser formado e que tipo de vaso eu quero ser".
Que absurdo, mas é isso que quase sempre parece com o nosso relacionamento com Deus. Devemos ser flexíveis e adaptáveis. Esta deve ser a nossa atitude nas mãos do grande Oleiro. Ele sabe melhor em que devemos nos transformar. 
Mansidão é a disposição de confiar em Deus de modo que molde a nossa vida conforme os seus soberanos desígnios. Deus pode moldar-nos e nos levar além de nossa mais pura expectativa. Ele pode modelar nossa vida em dimensões esplêndidas, que jamais poderíamos imaginar.

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 22 de maio de 2011

Sua vida é uma morada de Cristo?

Ler João 14.23

A questão não é tão simples. Jesus usa o conceito de lar (Jo 14:1-2). Assim como ele iria para o céu preparar lugar, da mesma forma os discípulos poderiam preparar um lugar em suas vidas, quando ele viria e faria morada. Para eles, isso era algo além da compreensão. Então, veio o Pentecostes e os discípulos experimentariam o que Jesus lhes havia prometido. O corpo daqueles que nasceriam de novo se tornariam o templo de Deus, a habitação do Espírito Santo e o lar de Jesus. Nunca esqueci da experiência pessoal quando Jesus penetrou na escuridão do meu coração e uma luz brilhou, preencheu o vazio com a sua própria vida santa.

Certo dia, o Senhor visitou uma certa casa e disse ao morador: Se vou morar aqui, quero que me acompanhe para conhecê-la. Passaram pelo escritório, sala de TV, sala de jantar e quartos, mas algo lhe chamou a atenção. Um mau cheiro era sentido para onde se dirigiam. Era o cantinho onde se achava um armário, trancado a cadeados. Jesus parou, e pensou: Se ele pensa que vou ficar aqui nesta casa de odor esquisito, está enganado. Mas antes vou pedir as chaves. Relutante, pois sabia o que escondia ali, o homem entregou as chaves. O armário foi aberto e Jesus retirou tudo o que nele estava morto, e uma brisa perfumada invadiu toda a casa.

É possível que você tenha um armário em sua vida com coisas escondidas, ridículas, que podem cheirar mal. Deixe Jesus fazer a limpeza!

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 8 de maio de 2011

A Herança dos Mansos

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra (Mt 5.5)
Ser manso é mais do que ser calmo. Às vezes se confundem vagaroso com mansidão. Ser manso é não se afobar. Vai além da paciência, que é a capacidade de suportar e esperar. A mansidão tem isso e mais o fato de não se angustiar. A pessoa mansa ouve, pensa, medita e só se ofende quando não tem outro jeito. O manso não é dengoso, não se sente magoado. Mesmo que falem dele e falem muito mal, está acima disso. O manso não é violento nas diversas formas de violência. É o avesso do "nervosinho". Você conhece alguém assim? São poucos, mas são valiosos, são diferentes, mas eles existem. Pois o texto do sermão do Senhor não deixa margem de dúvida. Quem não deseja herdar a terra, tendo como Cristo Rei? Não há nenhum segredo. Jesus afirma para que aprendamos dele porque ele é manso e humilde de coração. Deveria ser normal a todos nós, mas virou exceção da regra. A vida de hoje não é mansa, e muitos crentes deixaram de ser.

Rev. Adalgiso do Vale

sábado, 30 de abril de 2011

A Luz da Graça de Deus

"Então , disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor e o meu  espírito se alegra em Deus, meu  Salvador" (Lucas 1:46-47)

Como a maioria dos meninos de oito anos, eu sempre carregava alguma coisa enfiada nos bolsos. O meu objeto preferido era uma pequena lente de aumento. Ela fazia tudo parecer maior, mas eu ficava fascinado com sua capacidade de concentrar a força do sol em um pequeno ponto de luz. A luz era tão intensa que, e eu segurasse a lente na posição certa, conseguia minhas iniciais, queimando um pedaço de tábua.
Mas a luz brilhante do sol é fraca comparada à luz de Cristo. Maria tinha razão em regozijar "A Grande Luz" prevista por Isaías.
Nós também podemos "engrandecer ao Senhor" quando a luz de Cristo brilha através de nossas vidas. Mas, assim como eu com a lente de aumento, devemos nos fixar na posição correta, onde Deus quer que estejamos para agir de acordo com a sua vontade. Fazer os ajustes necessários é, às vezes, desafiador, mas sempre essencial, se quisermos tornar visível o poder da Graça de Deus, para trazer a bendita luz de Cristo aos que vivem na escuridão.
Ao fazer assim, podemos experimentar em nós mesmos a profundidade da alegria de Maria. 

Rev. Adalgiso do Vale

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Só em Deus há segurança absoluta

Recentemente, várias crianças inocentes, numa escola, foram brutalmente assassinadas. Uma triste tragédia... A verdade é que a tragédia e violência podem acontecer em qualquer lugar. Ninguém está imune a elas. Pois a verdadeira segurança não vem de muros ou cercas. A verdadeira segurança vem do relacionamento com Deus, a fonte da vida  - "O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio" (Salmo 96:7).
O autor do Salmo 23 percebeu isso em sua própria vida e escreveu este testemunho: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo". O salmista não diz que não teremos de atravessar o vale,  ou que o mal não existe. Ao contrário, ele nos lembra que não precisamos ter medo, ou nos sentirmos oprimidos, porque Deus está conosco em todos os momentos e lugares. Ele nos ajuda a vencer.   Ele não se afasta de nós. Na verdade, a base e o conteúdo da nossa esperança é a promessa santa de que nada, em toda a Criação, pode nos separar do amor e proteção de Deus.

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 10 de abril de 2011

A Multiforme Sabedoria de Deus

A igreja, a multiforme sabedoria de Deus, se tornasse conhecida.
(Efésios 5:10)

Que razões levam os crentes a se afastarem da igreja? Muitos não conseguem resolver seus próprios conflitos. Paulo sofreu na igreja e milhões de cristãos em todo o mundo, mas nunca abandonaram a igreja, apesar de terem sentido de perto os problemas. Todos sabiam que a igreja seria provada através dos tempos; purificada; conhecida por todos os continentes; edificada por Jesus, mantida por seu amor e pela fé dos seus membros fiéis.
A igreja vive a tensão constante de obedecer e manifestar a vontade de Deus num mundo que se opõe, resiste e, às vezes, odeia tal vontade. A luta tem dimensões espirituais, pois o mal está arraigado no coração das pessoas, nas idéias, na cultura de vida, no egoísmo desenfreado, na busca irresponsável de prazer e glória pessoal.
Somente os dominados pelo mal é que perdem a esperança. Quem está ligado a Jesus Cristo não pode jamais se desligar da igreja.

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 27 de março de 2011

O Milagre Maior

O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil.
( Ef.4:28)

Os muçulmanos invadiram e se apossaram da cidade de Éfeso no ano de 1304 e com eles vieram novas punições e disciplinas severas. Um deles era cortar a mão do ladrão. Parecia um castigo apropriado, mas muito cruel. Hoje, coloca-se o criminoso na cadeia, mas freqüentemente o remédio paliativo só o afasta de circulação por um tempo. Quando se vê livre, volta a roubar. O problema real é que a mão que rouba é o instrumento do qual ele vive. Que fazer? A igreja tem uma missão gloriosa. Alcançar o indivíduo  marginalizado para uma mudança radical. Levar o ladrão a Jesus, que tem o poder de eliminar,  não as mãos, mas o hábito inaceitável de roubar os bens dos outros. Depois, arranja-se uma atividade remunerada, pouco que seja, mas digna, algo de útil, que pode ajudar a resolver o problema para sempre.

Rev. Adalgiso do Vale