sexta-feira, 24 de junho de 2011

A vida lhe paga sempre com a mesma moeda

"Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também". (Mateus 7:2)
Essa afirmação de Jesus não é uma suposição casual, é uma lei eterna. Qualquer julgamento que você fizer, servirá de medida contra você.
Se você tem tido muita facilidade em descobrir os defeitos dos outros, lembre-se de que esse será exatamente a medida que se aplicará a você.
Romanos 2 aplica esse princípio de uma forma ainda mais definida, e diz que aquele que critica o outro é culpado da mesma coisa. Deus não olha apenas para o ato, ele olha para a possibilidade. A razão porque vemos hipocrisia, mentira e falsidade nos outros é que isso está em nosso coração.
Jesus diz: "Não julgueis, para que não sejais julgados". Quem dentre nós ousaria se apresentar diante de Deus e dizer: "Ó Deus, julga-me apenas como tenho julgado meus semelhantes".
Temos considerado nossos semelhantes pecadores? Se Deus fosse nos julgar desse modo, estaríamos no inferno.  Mas é com base na maravilhosa expiação de Cristo que Deus nos julga.

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 5 de junho de 2011

Sou um idoso útil e não um velho descartado - Sl 37.25

Minha saudosa mãe, com seus cansaços diários, disse-me certa vez: Filho, não seja bobo de ficar velho. Então, lhe respondi: Mãe, para eu não ficar velho, terei de morrer agora e eu, tanto quanto a senhora, não cogitamos disto.
Realmente, o tempo passou e eu não me considero velho, apenas idoso, com 70 anos.
Ser idoso é saber estar numa etapa da existência que deve ser vista não com o fim, mas como bênção de ter chegado até aqui. Daí o dito: "Faça da terceira a melhor idade de sua vida, não permitindo que o espírito acompanhe certas limitações do corpo.
O primeiro e mais importante ingrediente da receita para envelhecer com graça e alegria é a compreensão e aceitação da naturalidade do envelhecimento. Nunca procure fugir desta realidade, mas a torne na bênção declarada pelo salmista: Na velhice ainda darão frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto (Salmo 92.14).
A velhice não é um distúrbio, nem um acidente e muito menos um castigo. É uma preciosa dádiva dos céus. Se Deus também achou por bem conservá-lo, apesar de sua anciania, é porque ele acredita que eu e você ainda somos úteis, indispensáveis. Acredite nisso! Honre a Deus!

Rev. Adalgiso do Vale

terça-feira, 31 de maio de 2011

Somos barro nas mãos do Oleiro?

"Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: que fazes?"
Isaías 45:9

Devemos ser como o barro na mão do oleiro. O barro não determina a forma do objeto a ser produzido, nem discute a sabedoria ou a habilidade do oleiro.
O quadro que esta passagem estampa é, a um tempo, claro e humorístico. Rimo-nos da idéia de o barro rolar para fora da roda do oleiro e dizer: "Olha aqui, oleiro, vou dizer como desejo ser formado e que tipo de vaso eu quero ser".
Que absurdo, mas é isso que quase sempre parece com o nosso relacionamento com Deus. Devemos ser flexíveis e adaptáveis. Esta deve ser a nossa atitude nas mãos do grande Oleiro. Ele sabe melhor em que devemos nos transformar. 
Mansidão é a disposição de confiar em Deus de modo que molde a nossa vida conforme os seus soberanos desígnios. Deus pode moldar-nos e nos levar além de nossa mais pura expectativa. Ele pode modelar nossa vida em dimensões esplêndidas, que jamais poderíamos imaginar.

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 22 de maio de 2011

Sua vida é uma morada de Cristo?

Ler João 14.23

A questão não é tão simples. Jesus usa o conceito de lar (Jo 14:1-2). Assim como ele iria para o céu preparar lugar, da mesma forma os discípulos poderiam preparar um lugar em suas vidas, quando ele viria e faria morada. Para eles, isso era algo além da compreensão. Então, veio o Pentecostes e os discípulos experimentariam o que Jesus lhes havia prometido. O corpo daqueles que nasceriam de novo se tornariam o templo de Deus, a habitação do Espírito Santo e o lar de Jesus. Nunca esqueci da experiência pessoal quando Jesus penetrou na escuridão do meu coração e uma luz brilhou, preencheu o vazio com a sua própria vida santa.

Certo dia, o Senhor visitou uma certa casa e disse ao morador: Se vou morar aqui, quero que me acompanhe para conhecê-la. Passaram pelo escritório, sala de TV, sala de jantar e quartos, mas algo lhe chamou a atenção. Um mau cheiro era sentido para onde se dirigiam. Era o cantinho onde se achava um armário, trancado a cadeados. Jesus parou, e pensou: Se ele pensa que vou ficar aqui nesta casa de odor esquisito, está enganado. Mas antes vou pedir as chaves. Relutante, pois sabia o que escondia ali, o homem entregou as chaves. O armário foi aberto e Jesus retirou tudo o que nele estava morto, e uma brisa perfumada invadiu toda a casa.

É possível que você tenha um armário em sua vida com coisas escondidas, ridículas, que podem cheirar mal. Deixe Jesus fazer a limpeza!

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 8 de maio de 2011

A Herança dos Mansos

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra (Mt 5.5)
Ser manso é mais do que ser calmo. Às vezes se confundem vagaroso com mansidão. Ser manso é não se afobar. Vai além da paciência, que é a capacidade de suportar e esperar. A mansidão tem isso e mais o fato de não se angustiar. A pessoa mansa ouve, pensa, medita e só se ofende quando não tem outro jeito. O manso não é dengoso, não se sente magoado. Mesmo que falem dele e falem muito mal, está acima disso. O manso não é violento nas diversas formas de violência. É o avesso do "nervosinho". Você conhece alguém assim? São poucos, mas são valiosos, são diferentes, mas eles existem. Pois o texto do sermão do Senhor não deixa margem de dúvida. Quem não deseja herdar a terra, tendo como Cristo Rei? Não há nenhum segredo. Jesus afirma para que aprendamos dele porque ele é manso e humilde de coração. Deveria ser normal a todos nós, mas virou exceção da regra. A vida de hoje não é mansa, e muitos crentes deixaram de ser.

Rev. Adalgiso do Vale

sábado, 30 de abril de 2011

A Luz da Graça de Deus

"Então , disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor e o meu  espírito se alegra em Deus, meu  Salvador" (Lucas 1:46-47)

Como a maioria dos meninos de oito anos, eu sempre carregava alguma coisa enfiada nos bolsos. O meu objeto preferido era uma pequena lente de aumento. Ela fazia tudo parecer maior, mas eu ficava fascinado com sua capacidade de concentrar a força do sol em um pequeno ponto de luz. A luz era tão intensa que, e eu segurasse a lente na posição certa, conseguia minhas iniciais, queimando um pedaço de tábua.
Mas a luz brilhante do sol é fraca comparada à luz de Cristo. Maria tinha razão em regozijar "A Grande Luz" prevista por Isaías.
Nós também podemos "engrandecer ao Senhor" quando a luz de Cristo brilha através de nossas vidas. Mas, assim como eu com a lente de aumento, devemos nos fixar na posição correta, onde Deus quer que estejamos para agir de acordo com a sua vontade. Fazer os ajustes necessários é, às vezes, desafiador, mas sempre essencial, se quisermos tornar visível o poder da Graça de Deus, para trazer a bendita luz de Cristo aos que vivem na escuridão.
Ao fazer assim, podemos experimentar em nós mesmos a profundidade da alegria de Maria. 

Rev. Adalgiso do Vale

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Só em Deus há segurança absoluta

Recentemente, várias crianças inocentes, numa escola, foram brutalmente assassinadas. Uma triste tragédia... A verdade é que a tragédia e violência podem acontecer em qualquer lugar. Ninguém está imune a elas. Pois a verdadeira segurança não vem de muros ou cercas. A verdadeira segurança vem do relacionamento com Deus, a fonte da vida  - "O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio" (Salmo 96:7).
O autor do Salmo 23 percebeu isso em sua própria vida e escreveu este testemunho: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo". O salmista não diz que não teremos de atravessar o vale,  ou que o mal não existe. Ao contrário, ele nos lembra que não precisamos ter medo, ou nos sentirmos oprimidos, porque Deus está conosco em todos os momentos e lugares. Ele nos ajuda a vencer.   Ele não se afasta de nós. Na verdade, a base e o conteúdo da nossa esperança é a promessa santa de que nada, em toda a Criação, pode nos separar do amor e proteção de Deus.

Rev. Adalgiso do Vale