segunda-feira, 18 de julho de 2011

É possível ver coisas além da visão?

Diz um adágio: "Maior cego é aquele que não quer ver. O cego Bartimeu nos dá preciosas lições. Impedido de enxergar, volta seus ouvidos para o burburinho do povo que seguia Jesus.

Os seguidores do Mestre contraditam o pobre mendigo, procurando abafar-lhe a voz: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim". Jesus ouviu o apelo de Bartimeu que sendo cego "via" mais além do que aqueles que enxergavam perfeitamente. Atitude típica daqueles que amaldiçoam a escuridão, mas não acendem sequer uma vela.

Querem silenciar o necessitado. Afinal neste caso, o mendigo, não tem querer, e nem vez e voz e sendo cego não pode caminhar só à frente.

Assim muitos querem que eles continuem nesta sórdida situação. São aqueles que até em nome de Deus, repreendem e ameaçam calar os que buscam desesperadamente a solução para seus dramas existenciais, mesmo sendo em local não propício, mas com a Pessoa certa.

Um fato impossível que foi além da cura - a alegria em caminhar vendo com Jesus pela estrada afora!


Rev. Adalgiso.

domingo, 10 de julho de 2011

A Fé que Estancou a Hemorragia

No tempo de Jesus, havia uma mulher quase sem sangue. Ela perdia sangue antes, durante e depois da menstruação. Era uma mulher fraca e sem cor. Ela já não aguentava mais aquele sofrimento. Fez tratamento em vão com vários médicos. Gastou tudo o que possuía. Lutava contra a hemorragia havia doze anos.
Certo dia, essa mulher teve uma idéia formidável. Ela resolveu que iria se meter no meio da multidão que se juntava a Jesus e chegar bem perto dele, a fim de tocar na orla da roupa do Mestre. Ela colocou a idéia em prática. No mesmo instante, o sangue parou de escorrer. Foi uma cura verdadeira. 
A reação de Jesus foi instantânea: "Quem me tocou?" Jesus sabia de tudo. Pedro tentou explicar que havia muita gente ali e que alguém, sem querer, lhe tocou. Jesus não aceitou a explicação de Pedro e disse que no momento do toque ele percebera claramente que um pouco de poder saíra dele.
Jesus não queria dar um pito à mulher porque ela havia tocado nele. O que ele queria era evidenciar, com elogio, à vista de todos, a fé da mulher curada!
Texto: Lucas 8.43-48

Rev. Adalgiso

terça-feira, 5 de julho de 2011

Amor, Perdão e Cruz

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
João 3:16

Poucos de nós sabem o que seja convicção de pecado. Mas a convicção de pecado operada pelo Espírito Santo põe de lado todos os demais relacionamentos, deixando apenas um: "Pequei contra ti, contra ti somente"
Deus não ousaria perdoar apenas por perdoar. Deus perdoa, mas isso lhe custou um profundo sentimento, com a morte de Seu Filho. O grande milagre da graça de Deus é que Ele perdoa nossos pecados, mas a única maneira pela qual a natureza divina pode perdoar e ainda permanecer fiel a si mesma é mediante o sacrifício de Cristo. É absurdo dizer simplesmente que Deus nos perdoa porque Ele é amor. O amor de Deus significa Calvário e nada menos. Esse amor só é demonstrado pela cruz e de nenhuma outra forma.
O milagre da redenção é que Deus, ao colocar dentro de nós, pecadores que somos, uma nova disposição, a de Jesus Cristo,  torna-nos santos como Ele é SANTO.

Rev. Adalgiso do Vale

sexta-feira, 24 de junho de 2011

A vida lhe paga sempre com a mesma moeda

"Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também". (Mateus 7:2)
Essa afirmação de Jesus não é uma suposição casual, é uma lei eterna. Qualquer julgamento que você fizer, servirá de medida contra você.
Se você tem tido muita facilidade em descobrir os defeitos dos outros, lembre-se de que esse será exatamente a medida que se aplicará a você.
Romanos 2 aplica esse princípio de uma forma ainda mais definida, e diz que aquele que critica o outro é culpado da mesma coisa. Deus não olha apenas para o ato, ele olha para a possibilidade. A razão porque vemos hipocrisia, mentira e falsidade nos outros é que isso está em nosso coração.
Jesus diz: "Não julgueis, para que não sejais julgados". Quem dentre nós ousaria se apresentar diante de Deus e dizer: "Ó Deus, julga-me apenas como tenho julgado meus semelhantes".
Temos considerado nossos semelhantes pecadores? Se Deus fosse nos julgar desse modo, estaríamos no inferno.  Mas é com base na maravilhosa expiação de Cristo que Deus nos julga.

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 5 de junho de 2011

Sou um idoso útil e não um velho descartado - Sl 37.25

Minha saudosa mãe, com seus cansaços diários, disse-me certa vez: Filho, não seja bobo de ficar velho. Então, lhe respondi: Mãe, para eu não ficar velho, terei de morrer agora e eu, tanto quanto a senhora, não cogitamos disto.
Realmente, o tempo passou e eu não me considero velho, apenas idoso, com 70 anos.
Ser idoso é saber estar numa etapa da existência que deve ser vista não com o fim, mas como bênção de ter chegado até aqui. Daí o dito: "Faça da terceira a melhor idade de sua vida, não permitindo que o espírito acompanhe certas limitações do corpo.
O primeiro e mais importante ingrediente da receita para envelhecer com graça e alegria é a compreensão e aceitação da naturalidade do envelhecimento. Nunca procure fugir desta realidade, mas a torne na bênção declarada pelo salmista: Na velhice ainda darão frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto (Salmo 92.14).
A velhice não é um distúrbio, nem um acidente e muito menos um castigo. É uma preciosa dádiva dos céus. Se Deus também achou por bem conservá-lo, apesar de sua anciania, é porque ele acredita que eu e você ainda somos úteis, indispensáveis. Acredite nisso! Honre a Deus!

Rev. Adalgiso do Vale

terça-feira, 31 de maio de 2011

Somos barro nas mãos do Oleiro?

"Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: que fazes?"
Isaías 45:9

Devemos ser como o barro na mão do oleiro. O barro não determina a forma do objeto a ser produzido, nem discute a sabedoria ou a habilidade do oleiro.
O quadro que esta passagem estampa é, a um tempo, claro e humorístico. Rimo-nos da idéia de o barro rolar para fora da roda do oleiro e dizer: "Olha aqui, oleiro, vou dizer como desejo ser formado e que tipo de vaso eu quero ser".
Que absurdo, mas é isso que quase sempre parece com o nosso relacionamento com Deus. Devemos ser flexíveis e adaptáveis. Esta deve ser a nossa atitude nas mãos do grande Oleiro. Ele sabe melhor em que devemos nos transformar. 
Mansidão é a disposição de confiar em Deus de modo que molde a nossa vida conforme os seus soberanos desígnios. Deus pode moldar-nos e nos levar além de nossa mais pura expectativa. Ele pode modelar nossa vida em dimensões esplêndidas, que jamais poderíamos imaginar.

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 22 de maio de 2011

Sua vida é uma morada de Cristo?

Ler João 14.23

A questão não é tão simples. Jesus usa o conceito de lar (Jo 14:1-2). Assim como ele iria para o céu preparar lugar, da mesma forma os discípulos poderiam preparar um lugar em suas vidas, quando ele viria e faria morada. Para eles, isso era algo além da compreensão. Então, veio o Pentecostes e os discípulos experimentariam o que Jesus lhes havia prometido. O corpo daqueles que nasceriam de novo se tornariam o templo de Deus, a habitação do Espírito Santo e o lar de Jesus. Nunca esqueci da experiência pessoal quando Jesus penetrou na escuridão do meu coração e uma luz brilhou, preencheu o vazio com a sua própria vida santa.

Certo dia, o Senhor visitou uma certa casa e disse ao morador: Se vou morar aqui, quero que me acompanhe para conhecê-la. Passaram pelo escritório, sala de TV, sala de jantar e quartos, mas algo lhe chamou a atenção. Um mau cheiro era sentido para onde se dirigiam. Era o cantinho onde se achava um armário, trancado a cadeados. Jesus parou, e pensou: Se ele pensa que vou ficar aqui nesta casa de odor esquisito, está enganado. Mas antes vou pedir as chaves. Relutante, pois sabia o que escondia ali, o homem entregou as chaves. O armário foi aberto e Jesus retirou tudo o que nele estava morto, e uma brisa perfumada invadiu toda a casa.

É possível que você tenha um armário em sua vida com coisas escondidas, ridículas, que podem cheirar mal. Deixe Jesus fazer a limpeza!

Rev. Adalgiso do Vale