quinta-feira, 4 de agosto de 2011

AMBIÇÃO EXCESSIVA PODE SE TORNAR COBIÇA

A ambição pode ser a sua serva; a cobiça e sua dona. A cobiça da carne significa ser dominado por seus apetites físicos - fome, sede, sono, sexo, exercícios. Os apetites físicos geralmente são saudáveis e devem ser satisfeitos. Entretanto, vivemos em uma época em que comer, beber e ter experiência sexual são apesentados a nós como objetivos em si mesmos.


A cobiça dos olhos significa ter sua vida dominada pelo desejo às coisas belas. Não há nada errado gostar de coisas belas, agradáveis, bonitas. Deus é um Deus de beleza. Mas a paixão de possuir e acumular belezas ou bens materiais é uma cobiça que pode destruir a vida cristã.


O orgulho na vida tem muito a ver com a ambição. A ambição é boa, natural, já que Deus coloca dentro de nós o desejo de melhorar, prosperar e crescer. Mas esse desejo pela excelência, ou processo doentio de busca ou auto-afirmação, para ser o melhor, pode também se tornar tirano, dominando toda a nossa visão de vida.


Talvez apresentemos como desculpa à nossa ambição incontrolável o desejo de querer exceder, de ser o melhor na vida cristã, mais qualificado, mais santificado, quando na verdade a nossa real aspiração interior é nos destacarmos para provar algo em nós mesmos.


Ser discípulo de Cristo é ser vítima de perseguição

Houve épocas na história em que um tirano cortava a cabeça de qualquer súdito que lhe trouxesse más notícias. Hoje em dia, as pessoas ao seu redor provavelmente não são tão hostis quando você fala sobre Cristo, mas ainda assim, nem todas terão uma reação positiva. As reações das pessoas quando ouvem falar em Jesus variam desde o ódio paranóico e mortal, até uma boa aceitação e vontade de aprender mais. Muitas vezes essa conversa não passa de divertimento ou pura curiosidade.


O termo grego traduzido como "testemunha" é a mesma da qual deriva a palavra pra "mártir". A perseguição que os porimeiros cristãos sofreram era tão grande que ser testemunha de Cristo e mártir se tornaram os dois lados da mesma moeda. É possível que durante nossaq vida cristã o mesmo aconteça. Ser testemunha de Cristo é caminhar para o calabouço, ou martírio.


Você deve reconhecer que as pessoas reagirão, e muitas vezes reagirão com tremendo ódio. Entretanto esta reação não está sendo dirigida a você particularmente, mas sim à Pessoa a qual você estã representando, ao nome que quem você testemunha - JESUS CRISTO !

segunda-feira, 18 de julho de 2011

É possível ver coisas além da visão?

Diz um adágio: "Maior cego é aquele que não quer ver. O cego Bartimeu nos dá preciosas lições. Impedido de enxergar, volta seus ouvidos para o burburinho do povo que seguia Jesus.

Os seguidores do Mestre contraditam o pobre mendigo, procurando abafar-lhe a voz: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim". Jesus ouviu o apelo de Bartimeu que sendo cego "via" mais além do que aqueles que enxergavam perfeitamente. Atitude típica daqueles que amaldiçoam a escuridão, mas não acendem sequer uma vela.

Querem silenciar o necessitado. Afinal neste caso, o mendigo, não tem querer, e nem vez e voz e sendo cego não pode caminhar só à frente.

Assim muitos querem que eles continuem nesta sórdida situação. São aqueles que até em nome de Deus, repreendem e ameaçam calar os que buscam desesperadamente a solução para seus dramas existenciais, mesmo sendo em local não propício, mas com a Pessoa certa.

Um fato impossível que foi além da cura - a alegria em caminhar vendo com Jesus pela estrada afora!


Rev. Adalgiso.

domingo, 10 de julho de 2011

A Fé que Estancou a Hemorragia

No tempo de Jesus, havia uma mulher quase sem sangue. Ela perdia sangue antes, durante e depois da menstruação. Era uma mulher fraca e sem cor. Ela já não aguentava mais aquele sofrimento. Fez tratamento em vão com vários médicos. Gastou tudo o que possuía. Lutava contra a hemorragia havia doze anos.
Certo dia, essa mulher teve uma idéia formidável. Ela resolveu que iria se meter no meio da multidão que se juntava a Jesus e chegar bem perto dele, a fim de tocar na orla da roupa do Mestre. Ela colocou a idéia em prática. No mesmo instante, o sangue parou de escorrer. Foi uma cura verdadeira. 
A reação de Jesus foi instantânea: "Quem me tocou?" Jesus sabia de tudo. Pedro tentou explicar que havia muita gente ali e que alguém, sem querer, lhe tocou. Jesus não aceitou a explicação de Pedro e disse que no momento do toque ele percebera claramente que um pouco de poder saíra dele.
Jesus não queria dar um pito à mulher porque ela havia tocado nele. O que ele queria era evidenciar, com elogio, à vista de todos, a fé da mulher curada!
Texto: Lucas 8.43-48

Rev. Adalgiso

terça-feira, 5 de julho de 2011

Amor, Perdão e Cruz

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
João 3:16

Poucos de nós sabem o que seja convicção de pecado. Mas a convicção de pecado operada pelo Espírito Santo põe de lado todos os demais relacionamentos, deixando apenas um: "Pequei contra ti, contra ti somente"
Deus não ousaria perdoar apenas por perdoar. Deus perdoa, mas isso lhe custou um profundo sentimento, com a morte de Seu Filho. O grande milagre da graça de Deus é que Ele perdoa nossos pecados, mas a única maneira pela qual a natureza divina pode perdoar e ainda permanecer fiel a si mesma é mediante o sacrifício de Cristo. É absurdo dizer simplesmente que Deus nos perdoa porque Ele é amor. O amor de Deus significa Calvário e nada menos. Esse amor só é demonstrado pela cruz e de nenhuma outra forma.
O milagre da redenção é que Deus, ao colocar dentro de nós, pecadores que somos, uma nova disposição, a de Jesus Cristo,  torna-nos santos como Ele é SANTO.

Rev. Adalgiso do Vale

sexta-feira, 24 de junho de 2011

A vida lhe paga sempre com a mesma moeda

"Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também". (Mateus 7:2)
Essa afirmação de Jesus não é uma suposição casual, é uma lei eterna. Qualquer julgamento que você fizer, servirá de medida contra você.
Se você tem tido muita facilidade em descobrir os defeitos dos outros, lembre-se de que esse será exatamente a medida que se aplicará a você.
Romanos 2 aplica esse princípio de uma forma ainda mais definida, e diz que aquele que critica o outro é culpado da mesma coisa. Deus não olha apenas para o ato, ele olha para a possibilidade. A razão porque vemos hipocrisia, mentira e falsidade nos outros é que isso está em nosso coração.
Jesus diz: "Não julgueis, para que não sejais julgados". Quem dentre nós ousaria se apresentar diante de Deus e dizer: "Ó Deus, julga-me apenas como tenho julgado meus semelhantes".
Temos considerado nossos semelhantes pecadores? Se Deus fosse nos julgar desse modo, estaríamos no inferno.  Mas é com base na maravilhosa expiação de Cristo que Deus nos julga.

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 5 de junho de 2011

Sou um idoso útil e não um velho descartado - Sl 37.25

Minha saudosa mãe, com seus cansaços diários, disse-me certa vez: Filho, não seja bobo de ficar velho. Então, lhe respondi: Mãe, para eu não ficar velho, terei de morrer agora e eu, tanto quanto a senhora, não cogitamos disto.
Realmente, o tempo passou e eu não me considero velho, apenas idoso, com 70 anos.
Ser idoso é saber estar numa etapa da existência que deve ser vista não com o fim, mas como bênção de ter chegado até aqui. Daí o dito: "Faça da terceira a melhor idade de sua vida, não permitindo que o espírito acompanhe certas limitações do corpo.
O primeiro e mais importante ingrediente da receita para envelhecer com graça e alegria é a compreensão e aceitação da naturalidade do envelhecimento. Nunca procure fugir desta realidade, mas a torne na bênção declarada pelo salmista: Na velhice ainda darão frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto (Salmo 92.14).
A velhice não é um distúrbio, nem um acidente e muito menos um castigo. É uma preciosa dádiva dos céus. Se Deus também achou por bem conservá-lo, apesar de sua anciania, é porque ele acredita que eu e você ainda somos úteis, indispensáveis. Acredite nisso! Honre a Deus!

Rev. Adalgiso do Vale