domingo, 28 de outubro de 2012

Aproveite o tempo

Todos nós temos um tempo. Isso me faz pensar em quão pouco aproveitamos o tempo para estarmos com nossos filhos. Eles dependem de nós, pais, para se salvarem.

O que um menino precisa, e frequentemente não tem, é o companheirismo dos homens, de pelos menos um homem que lhe dê atenção, passe tempo com ele e o aceite com admiração. O menino precisa de um homem com quem possa se abrir. Eles não necessitam de um psiquiatra. A maioria dos jovens delinquentes é do sexo masculino, quase todos sem o envolvimento benéfico dos seus pais no curso da vida. Muitos sequer conhecem, de fato, os pais.

O que aconteceu com os pais desses garotos? Onde estão? Posso dizer-lhes onde não estão! 

Não se arrependa do tempo perdido!

Rev. Adalgiso do Vale

sábado, 20 de outubro de 2012

O Amor Sacrificial no Casamento

A visão do casamento segundo o mundo enfatiza o máximo de prazer, com o mínimo de sacrifício. Por causa dessa visão, muitos casamentos têm fracassado e o índice de divórcios aumenta incrivelmente. Sem sacrifício, o amor não dura muito tempo. De acordo com o pensar de nossos dias, o importante não é nossa contribuição para o relacionamento, mas sim o que podemos tirar dele.

A sabedoria de Deus é completamente diferente da do sistema mundano. Em um casamento bíblico, cada um dos cônjuges olha nos olhos do outro e diz: "Eu o amo e isso significa que me comprometo a servi-lo, a encorajá-lo. Tenho plena confiança de que terei de empregar tempo, vigor e amor."

Num casamento bíblico, não existe conflito de poder, em que cada um dos cônjuges busque sair vencedor. Pelo contrário, há um desejo de serviço mútuo. O que cada um está procurando é amar mais, abençoar mais e servir mais.

Minha esposa Marly conhece o amor sacrificial, e tenho notado que as suas ações carinhosas e de sacrifício por mim estão aumentando.

Rev. Adalgiso do Vale

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Filhos e Herdeiros de Deus

Na sociedade atual, todos os atos importantes são registrados em documentos. Quando nos casamos, recebemos uma certidão de casamento. Ao comprar uma casa, adquirimos a escritura lavrada em cartório. Quando compramos um carro, recebemos a documentação de propriedade. E a realização de um ato tão importante como a adoção na família de Deus também precisa de alguma evidência segura. A prova que Deus nos dá é muito mais importante e mais confiável que qualquer pedaço de papel. É a comunicação diária e constante do Espírito Santo, anunciando ao nosso espírito que somos filhos de Deus.

Deus não nos quer com dúvidas e insegurança acerca de nossa condição diante dele. É por isso que o "próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus". Rm.8:16. Se somos filhos de Deus, somos também herdeiros - e co-herdeiros com Cristo. Juntamente com Cristo, o amado Filho de Deus, receberemos a herança gloriosa (Rm.8:17).

Rev. Adalgiso do Vale

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Enxergando Além do Óbvio

Conta-se a história de dois prisioneiros que estavam em uma pequena cela por uma pequena janela próximo ao teto. Como era de se esperar, ambos passavam quase todo o tempo olhando para a janela. Um deles enxergava as barras da cadeia. Com o passar do tempo, seu desânimo, sua amargura, frustração e desespero foram aumentando. Ao contrário dele, o outro via as estrelas. A esperança foi aos poucos invadindo seu coração à medida que ele se imaginava começando uma vida em liberdade.

Ambos espiavam pela mesma janela. Contudo, enquanto um deles enxergava as barras de ferro da prisão, o outro via o céu estrelado. E essa diferença de visão acabou provocando uma enorme diferença entre a vida de um e a do outro.

Toda vez que inovamos em algum aspecto, precisamos de confiança, ousadia e exposição.  As pessoas de visão erram às vezes até chegarem aonde querem. Muita gente se sente incapaz de correr riscos, preferindo a segurança e a tranquilidade, mas sem enxergar as estrelas brilhando.

Rev. Adalgiso

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A Recompensa da Vida Disciplinada

Há pessoas que parecem bem-sucedidas em tudo o que fazem. São vitoriosos na profissão. Gozam de um bom relacionamento com os familiares. São crentes atuantes e em pleno crescimento. Quando nos aproximamos de gente assim, tentando descobrir como é que conseguem realizar o máximo de seu potencial, logo descobrimos que todos possuem uma qualidade fundamental - A DISCIPLINA.

Por outro lado há aqueles que colecionam um vergonhosa gama de revezes e fracassos. Se lhes perguntarmos a razão, e eles forem sinceros, dirão que as coisas fugiram de seus controles e ainda achavam que os problemas se resolveriam por si mesmos. Sabemos que a causa básica é a falta de disciplina.

A disciplina é um dos traços do caráter. Entretanto existe uma tremenda confusão com relação ao verdadeiro significado de disciplina e à maneira de praticá-la. Ela nos trará recompensas em qualquer área da vida em que a aplicarmos. Na área espiritual, a recompensa é uma vida cristã saudável.

A disciplina sem recompensa se torna um peso. Felizmente uma vida disciplinada tem abundantes recompensas.

Rev. Adalgiso

domingo, 7 de outubro de 2012

Um Feriado Oficial Religioso

A Lei 6.802, de 30/06/80, estabelece o seguinte: "É declarado feriado nacional o dia 12 de outubro, para culto público e oficial à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil".

É gritante a ilicitude dessa Lei. Vejamos. Nossa Constituição pátria proíbe ao governo o estabelecimento de culto religioso oficial. Não pode haver nenhum feriado religioso oficial do estado. Ela ridiculariza o preceito de uma igreja livre dentro de um estado livre. É uma violação da Lei Magna da Nação e de um exclusivismo vergonhoso, próprio de governos idólatras e ditatoriais. Uma lei como essa promove grandes dificuldades para os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, que são minoria. Minoria que não dá trabalho e nem onera a sociedade, pelo contrário, trabalha ordeira e dignamente. Não cria presidiários e nem presídios. Através da graça do Senhor, transforma criminosos, viciados e vagabundos em cidadãos honrados e úteis.

Nós, evangélicos, não podemos concordar com a idolatria instituída através de uma lei improcedente instalada e propagada em nosso Brasil. Repelimos com veemência o "culto à padroeira". Como membros da igreja verdadeira de Cristo, seguidora do genuíno evangelho, precisamos fazer despertar do sono anestesiante da idolatria o sofrido e ingênuo povo brasileiro devoto do marianismo. Um absurdo!

Rev. Adalgiso

Caráter - ameaçado de extinção

Caráter, disse um sábio certa vez, é o modo como agimos quando ninguém está olhando. Com frequência, estamos ouvindo falar de falhas de caráter que chegam a ser trágicos: Líderes políticos aceitando propinas, empresários de negócios exigindo compensação e investidores explorando informações privilegiadas.

O caráter não é algo que se possa desenvolver através de resoluções nobres tomadas com base numa lista de atributos. Não devemos ver o fortalecimento do caráter como uma tarefa penosa. Existem segredos para o desenvolvimento de cada um dos traços do caráter.

A maior necessidade do nosso mundo de hoje é de pessoas com caráter. Se todos os sete bilhões de habitantes terrestres tivessem firmeza de caráter, não haveria fome, decadência da família, miséria e violência seguida de morte.

O mais importante de tudo é que Jesus Cristo, o Único Perfeito em todas as virtudes, propõe-se a desenvolver seu caráter em nós, à medida que o seguimos.

Rev. Adalgiso