quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O enigma do mal

Desde o nascimento da consciência, o homem questiona sobre o mal. A filosofia especula, a religião oferece respostas mas ninguém ainda conseguiu anular seu peso que esmaga. Além da percepção do caráter provisional e temporal da vida, resta o sentimento de impotência diante dos desastres que se perpetuam na civilização.

Há um mal que se ramifica em todas as dimensões da vida e ele tem a ver com imperfeições morais; com a desordem dos fatos. Esse mal é responsável pelos descontentamentos interiores, pelos desmantelos históricos e pelo desespero existencial ( 1Pe 3.10; Pv 13.17).

O nosso Deus transcendente e numinoso jamais poderia ser sistematizado ou contido dentro de qualquer moldura. Deus não cabe em conceitos e não pode ser representado por imagem porque escapa à amplitude máxima dos raciocínios humanos.

O enigma do mal continuará alimentando e inquietando a todos (2Tm 3.13). Porém a partir do que Cristo falou sobre o assunto dá para concluir que o mal nunca foi desejado ou provocado por Deus. Em breve será destruído. Ap 22.3.

Rev. Adalgiso do Vale

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Jesus, uma pessoa incomparável

Jesus é a pessoa mais fascinante que já pisou o chão do planeta Terra.

Sua vida foi um milagre dinâmico com voz, suor, altura e cor. Do berço à sepultura, Jesus é irrepetível, incomparável.

Jesus é a flor que brotou entre os espinhos da humanidade. Ele é o sol que nunca se põe; é a lua que jamais mingua; é a primavera florida da esperança e do bom perfume.

Jesus é o pão da vida, é a luz do mundo, é o próprio Deus com cara de gente; é o homem com natureza e coração de amor infinito.

Aceitá-lo é aceitar o irrecusável. Segui-lo é seguir o novo caminho seguro. Andar com Jesus é experimentar o impossível.

Ele próprio é a vida eterna! (Jo 8.12; Jo 17.3)

Rev. Adalgiso do Vale

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sou fanático pela vida

Ando desconfiado. Mas meu pessimismo não é desesperador. Minhas crises não me paralisam.  Mas não a ponto de me assentar na roda dos escarnecedores (Sl 1.1-2).

Não desisto da vida porque creio no programa pessoal de Deus para minha existência. Não desistirei da vida porque ainda considero o ser humano viável. Toda criança nascida é um recado do Criador de que ainda não desistiu da humanidade (Jo 15.16).

Não desistirei da vida porque aceito a mensagem profética de boas novas para os filhos de Deus. O bem triunfará sobre a maldade e haverá novos céus e nova terra (Ap 21.1).

Contudo não tento pintar o mundo atual com as cores da ilusão. Não existem receitas fáceis para nada! Quem crer verá!
Jo 10.10, 14.19

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Jamais perca a esperança

No limite de suas forças, um homem suicidou-se com uma arma de fogo. Deixou uma carta dizendo: "Não deu para suportar. Passei vários dias vagando como um louco pelas ruas. Perdi meu emprego por injustiça. Ontem me telefonaram, avisando-me que minha casa no campo havia sido incendiada. Estava ameaçado de perder este apartamento por não ter conseguido pagar as prestações. Afastei-me de meus amigos, com vergonha desta humilhante situação. Fui abandonado pela esposa".

Quando a polícia chegou, viu que havia um recado na secretária eletrônica. Era a voz da viúva dizendo: "Amor, sou eu. Fui raptada, mas agora estou libertada. Ligue para a firma. O engano foi reconhecido e você está sendo chamado de volta ao emprego. O dono do apartamento disse que tem uma proposta para não o perdermos. Isto merece uma festa, concorda? Estou na casinha, venha!"

Você leu com atenção? Nunca perca a esperança!

A promessa de Deus: "Não temas, pois eu estou contigo; não te espantes, pois sou teu Deus" (Josué 1:7-9)

Salmo 40:1-3; Provérbios 19:28; Isaías 40:31; 1 Pedro 1:21.

Rev. Adalgiso do Vale

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Para ser feliz será necessário que tudo vá bem?

João exigia trabalho duro e pagava pouco para o pessoal da fazenda. Um dia admitiu um novo empregado, que recebeu uma casinha bem velha para morar. O jovem, vendo a casa suja e abandonada, resolveu dar-lhe nova vida. Reformou-a, pintou-a com cores vivas e belas. Ele sempre estava alegre. Outros diziam: Como ser feliz com tão pouco? Achavam-se vítimas e reclamavam sempre da vida.

O entusiasmo do novo empregado chamou a atenção do fazendeiro. Ele pensou: Quem cuida com tanto carinho da casa que não é sua, cuidará igualmente da fazenda. Ofereceu o cargo ao jovem e este aceitou prontamente.

O que torna uns bem sucedidos e outros não? Alguns entendem que são vítimas. Outros têm capacidade de realizar e dar vida ao que os cerca. Acontece que aqueles, ao invés de agir, culpam os outros pela sua infelicidade.

Cada pessoa é responsável pela situação que o rodeia. O próprio Criador recompensa aqueles que são fiéis. Não seja uma vítima, viva a vida com alegria!
Salmo 16:9; Isaías 64:10; Filipenses 4:4

Rev. Adalgiso do Vale

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Maldição Utilitarista

Ah! se eu pudesse amaldiçoar:

A lei rígida e imutável pelo homem cínico, útil apenas na reeleição.

A covardia masculina que espanca e mata a própria mulher.

O estupro seguido de morte que destruiu a menina que se faria donzela.

O silêncio conveniente dos políticos que deveriam ser servos da população.

O culto hipócrita que se pede a bênção de Deus para a divisão da propina.

Rev. Adalgiso do Vale

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Indignação Justificável?

Não gosto de gente que se acha dona dos triunfos e sucessos alheios.

Não tolero aqueles que espiritualizam a vida e tentam transferir seus atos vergonhosos para o diabo.

Não quero a amizade de legalistas, sempre inadequados diante das exigências de Deus.

Não respiro o mesmo ambiente dos que justificam a morte de crianças, velhos e pobres.

Não desejo ir para o mesmo "céu" dos que se arrogam de seus feitos e sabem explicar como os outros arderão no inferno.

Não quero fazer tipo, só viver com integridade diante dos homens e de Deus.

Rev. Adalgiso do Vale