sexta-feira, 31 de maio de 2013

O imediatismo nos afasta da reflexão

É comum, na pressa por resolver determinadas situações, agirmos sem pensar. No entanto, quando tomamos decisões por intuição, em geral, dá tudo errado e só aí percebemos o quanto teria sido importante se tivéssemos pensado.

Todas as vezes que agimos por impulso, amargamos consequências com prejuízo e sofrimento. Quem pensa, está exercitando a habilidade de ponderar, de agira de forma comedida e educada, o que leva a melhores resultados.

O imediatismo da vida moderna nos afasta da necessária reflexão, pois tudo é muito rápido e passageiro. Todos os dias acontecem muitas coisas e já nem dá tempo de "processar" direito o significado e consequências dos fatos em nossa vida. Com isso, o tempo corre e muitos acabam sentindo uma sensação de vazio.

O importante é perceber e abandonar o ciclo vicioso de agir sem uma boa reflexão.

Rev. Adalgiso do Vale

quinta-feira, 30 de maio de 2013

No curso da vida é necessário um alvo

Ter um alvo na vida é uma bênção por si só. Aprendi que um homem sem meta, objetivo, é um homem morto.

Quando vivemos para continuar vivendo, não temos mais nada o que fazer. Sobrevivência é correr atrás dos espaços duvidosos à frente. É caminhar às apalpadelas nos becos escuros e fétidos que se apresentam. É viver fazendo de conta.

Jesus viveu toda uma vida terrena de mais de 30 anos, apenas, para ser julgado vergonhosamente e ser pregado numa cruz? Claro que não! A vida de Jesus valeu a pena, para ele e para os que nele confiaram. Enquanto vivia, se concentrou em seguir o plano, o objetivo proposto. Salvar as pessoas!

Rev. Adalgiso do Vale

quarta-feira, 29 de maio de 2013

O Sol, uma testemunha infalível

Muitas de nossas obrigações têm de ser feitas antes do pôr do sol, por razões óbvias. 

Uma delas é para que tenhamos uma noite tranquila, sem remorso, sem sentimento de culpa. Devemos saber que o Sol não deve se pôr enquanto nós estivermos irados.

Outra é porque o dia seguinte proporciona sempre novas oportunidades. Enfim, é muito saudável iniciar o novo dia de bem com as pessoas.

Quantas coisas você tem a fazer antes do pôr do sol? Não sabe? Então, observe esta lista:
  • agradeça a Deus as bênçãos do dia findo;
  • derrame perante Ele qualquer preocupação;
  • entregue aos seus cuidados todos os seus queridos;
  • reafirme a sua confiança em Deus.
Depois, durma a noite toda o sono do descanso.

Rev. Adalgiso do Vale



terça-feira, 28 de maio de 2013

Não há necessidade de carregar fardos pesados

Ao cruzar uma rodovia em direção ao povoado com o objetivo de fazer compras, um fazendeiro viu um pobre roceiro que, a pé, seguia carregando pesada carga sobre os seus ombros. O fazendeiro parou o jipe e lhe ofereceu uma carona. Muito alegre com a gentileza, o homem acomodou-se no banco. Depois de algum tempo, o fazendeiro notou que o viajante continuava com a carga sobre os ombros. Então lhe perguntou: você não quer colocar o pacote pesado no assoalho do carro? Não, respondeu o homem, eu não quero abusar de sua bondade. Basta o senhor me levar, a carga eu levo.

Muitos continuam, sem necessidade, carregando fardos pesados. Deus quer que lancemos nosso fardo de lado e apreciemos como é bela a jornada da vida, quando caminhada ao seu lado.

Rev. Adalgiso do Vale


segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Brevidade da Vida

Nossa vida é um presente e não uma conquista. No mundo capitalista, de consumo, como o nosso, desde cedo somos levados a construir a vida através da razão, da medida e do número. Pois só assim achamos que vamos alcançar uma vida de fartura e de sucesso. Na louca corrida atrás de dias melhores, acabamos transformando esses dias numa autêntica ilusão.

A nossa vida é um grande milagre. Não há outra igual. Por isso, devemos nos comprometer a viver esta vida não conforme a nossa vontade, mas conforme a vontade daquele que nos criou, que deseja que todos tenham uma vida plena de realização e felicidade.

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 26 de maio de 2013

Lembrar de Deus só nas horas difíceis?

É comum para o ser humano lembrar-se de recorrer a Deus apenas nas horas difíceis de sua vida. Quando tudo corre bem, sem dificuldades, leva-se uma vida religiosa superficial, como se isso fosse um mal necessário.

Foi isso que aconteceu com o povo de Israel em determinados momentos de sua história. Afastava-se de Deus, adotava cultos pagãos. Cometia uma série de barbaridades, mas continuava considerando-se o povo exclusivo de Deus. Quando vinha a desgraça, clamava com angústia ao Senhor, e Ele nem sempre o livrava das suas tribulações. 

Qual tem sido o seu comportamento na vida? Acha que Deus existe somente para socorrê-lo nas horas de desgraça?

Que tal levar Deus a sério, não somente nas horas conturbadas da vida?

Rev. Adalgiso do Vale

sábado, 25 de maio de 2013

Tudo por causa de uma foto

Um amigo nos contou que precisava de uma fotografia atualizada da esposa para ser colocada na carteira do clube onde era sócio.

Ele a levou ao fotógrafo e depois de alguns dias selecionou três fotos. A esposa não gostou de nenhuma, pois se achou feia em todas. O marido, em tom de brincadeira, lhe disse: Querida, o fotógrafo não pode fazer milagre. Aí o ambiente esquentou. Ela ficou furiosa e chorava, e ele, por sua vez, lhe dava um sermão criticando sua tola reação.

Isso, às vezes, ocorre também conosco. Nos ofendemos mutuamente, por uma bobagem - uma marca de pé sujo na sala, um sapato fora de lugar, um arroz queimado. Esses tipos de problemas são comuns. Não podemos permitir que uma questão tão banal interrompa a relação de carinho entre marido, esposa, filhos.

Rev. Adalgiso do Vale