quarta-feira, 31 de julho de 2013

Você acredita em problemas mascarados?

Você sabia que 90% do que acreditamos serem problemas não passam de pura imaginação? Somos roteiristas de novelas porque divagamos demais e fazemos tempestades em copo de água por nada.

Todos os dias vivemos situações de pressão e passamos por pequenos conflitos no trabalho, em casa ou na roda de amizades. Estes acontecimentos não se encerram na hora que acontecem. Temos tendência a ficar remoendo cada fato, imaginando desdobramentos mentais.

Para medir o quanto de problemas imaginários, faça um simples exercício. Anote o maior problema do momento. Na frente, escreva os possíveis desdobramentos desde as coisas mais simples às mais terríveis. Abaixo escreva o roteiro de seu problema. Após 15 dias pegue o roteiro, é hora da verdade - veja o que aconteceu. Você vai notar que a maior parte do que imaginou não passou de projeções da imaginação.

Rev. Adalgiso do Vale

segunda-feira, 29 de julho de 2013

A traça e a ferrugem consomem bens materiais

Quando eu era adolescente, perdi a minha carteira contendo alguns trocados. Naquela época não havia mesada, mas algum dinheirinho por conta de pequenos serviços. Naquele dia lamentei a perda de minhas "posses".

Com o tempo, aprendi que o dinheiro não é importante e não vale a pena lamentar a sua falta. Todavia, tem me sustentando em tempos de dificuldades.

É verdade: as coisas que realmente importam não podem ser compradas - o amor da família, a fé em Deus e a paz no coração.

Ainda estou aprendendo que as posses da vida podem ser minhas, mesmo quando meus bolsos estão vazios. Elas são tesouros verdadeiros!

Rev. Adalgiso do Vale

domingo, 28 de julho de 2013

Depreciar apenas diminui o depreciador

Há um tempo atrás era visto em "letras garrafais" o seguinte: "Ninguém pode comigo". Esse título retratava situações em que uma pessoa sempre encontrava algo para criticar uma outra.

Por que diminuímos os outros? Por que apontamos as faltas e erros dos outros, enquanto procuramos tornar conhecidos nossos talentos, realizações e qualidades?

Se nos sentirmos aceitos por Deus, inteiramente aceitos sem condição, nunca precisaremos sentimo-nos inferiores, desprezados e inseguros. Estaremos menos inclinados a sondar a conduta de outras pessoas, procurando brechas para diminuí-las através de perguntas ou críticas.

Rev. Adalgiso do Vale

sábado, 27 de julho de 2013

Você tem algum projeto parado?

Você é do tipo que se coloca desafios ou espera ser desafiado pelos outros? Hoje há muitos jovens sem iniciativa, que esperam ser mandados ao invés de tomar o timão da vida e ir à frente.

Crescer deve ser um desafio pessoal e não uma imposição. Precisamos matar um leão por dia.

É muito triste ver que há pessoas que passam anos e anos sem novidades, sem idéias, sem projetos. 

Se você lê um livro por ano, que tal ler três? Se faz exercício uma vez por semana, está na hora de aumentar para três. Saiba que, enquanto você vê TV por várias horas, tem gente na frente de um computador ou prancheta buscando idéias.

Mas não fique apenas nos planos. Talvez a sua cabeça já esteja cheia. O que você precisa é partir para a realização.

Rev. Adalgiso do Vale

sexta-feira, 26 de julho de 2013

O esperar o que deve ser feito é uma boa?

Existe um comportamento comum a todo ser humano que  é o de esperar para tomar decisões na tentativa de analisar melhor os fatos e optar pelo caminho correto. Quem utiliza esse recurso como ferramenta de ponderação quase sempre sai ganhando.

No entanto, nem toda espera é interrompida com a ação. Muitos de nós esperamos, esperamos na falsa esperança de que a solução apareça, de que o problema se resolva ou de que o mal-entendido se dissolva com o tempo. Às vezes, até nos escoramos na desculpa de que ainda precisamos pensar, de que com o tempo as soluções aparecerão naturalmente. Ledo engano!

Qual o maior desafio de sua vida? Traga à mente as possíveis soluções, sem se ater a amarras ou desculpas de impossibilidades. Com certeza algumas são possíveis, basta que as coloque em ação.

Rev. Adalgiso do Vale

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Depois de lavar, ainda havia mancha

Depois de lavar a camisa, percebi que havia uma mancha em uma das mangas. Apliquei um removedor e lavei novamente a camisa. A mancha continuava lá. Desencorajado e com pouca paciência, coloquei a ponta da manga na "cândida". A mancha esquisita desapareceu, mas a cor azul celeste da camisa também! Havia me esquecido de que as fibras molhadas agem como uma esponja e a mancha ficou mais aparente do que eu tentava tirar.

Como fico contente em saber que Deus não é como nós. Deus nunca comete erros, podemos confiar que Ele fará todas as coisas corretamente. Que bom saber que, mesmo trabalhando em nossas imperfeições, Deus remove o problema sem nos causar dano.

Rev. Adalgiso do Vale

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sorrindo ou chorando é preciso voltar

A pode é algo difícil de entender. Sei que faz parte da jardinagem, mas como e porque uma planta floresce após um corte tão drástico foge à minha compreensão. Sem dúvida, os arbustos podados se fortificam e brotam vigorosamente e dou meu suspiro anual de alívio pelo valor da poda.

Não entendo perfeitamente as tragédias e tristezas da vida. Nem entendo a dor, a doença ou desastre. Isso tudo me desconcerta. Vejo isso todos os dias ao meu redor e sinto seu fluxo e refluxo em minha própria vida.

Aprendi que a vida poda todos nós. Porém, acredito que esta poda possa ser nosso bem essencial, se a usarmos como oportunidade de nos voltarmos para Deus.

Rev. Adalgiso do Vale