domingo, 29 de setembro de 2013

Não precisamos ficar do jeito que estamos

Você em algum momento já sentiu que a vida não corria da maneira como esperava? Às vezes nossos esforços em direção ao aperfeiçoamento, reconhecimento ou ganhos materiais nos deixam frustrados, e nós nos tornamos resignados, acomodados a aceitar a vida como algo nada mais comum e enfadonha.
Porém, a novas do evangelho de Jesus nos oferecem uma mensagem clara e cheia de esperança. N~´os não temos que ficar do jeito que estamos.
O apóstolo Paulo escreveu: "Se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que fizeram novas".
Quando estamos unidos a Cristo passamos por uma total transformação - até o previsível e o enfadonho ficaram para trás, se tornaram obsoletos.
A vida é dinâmica. Podemos crescer cada dia, em todas as dimensões.

Adalgiso.

sábado, 28 de setembro de 2013

Uma ação penal sem fim

Um novo julgamento de alguns dos mensaleiros será iniciado. Será a volta das discussões, das divergências e até bate-bocas entre ministros por causa de artigos, alíneas e parágrafos, em longas. enfadonhas e sonolentas sessões, transformando em palco solene da Suprema Corte da vaidade forense.
Desde o começo dessa novela judicial encenada no altar do supremo, e lá se vão alguns anos acusados e defensores sempre estiveram seguros de que poderiam contar com o tempo - este invisível e silencioso demolidor das obras e feitos humanos, que inutiliza provas processuais, aposenta, substitui e muda opiniões de magistrados, amordaça o clamor da rua e frustra legítimos sentimentos de justiça.

Adalgiso.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Será que deixamos de ouvir a voz de Deus?

Um  tempo atrás li a seguinte frase num consultório médico: "Me perturba quando você continua falando sem antes me ouvir". Fiquei pensando, será que quando eu estou orando, fico interrompendo quando Deus está querendo me dizer algo?
O profeta Elias estava desencorajado e com medo da ímpia Jezabel. Mas não deixou de falar. Ele se defendeu quando Deus lhe perguntou o que estava fazendo dentro da caverna. Em seguida veio um forte vento, um terremoto e fogo. Todos dramáticos e chamando à atenção. Mas Deus não estava neles.
Finalmente, Elias ouviu a Deus na pequena e suave voz. Ele teria que ficar em silêncio e ouvir as instruções importantes que ainda estavam por realizar. Teria que aprender a ouvir.
Portanto, aprender a ouvir é a primeira exigência para escutar a voz de Deus.
Orar é necessário, mas ouvir a Deus é vital para o nosso fortalecimento na vida cristã.

Adalgiso. 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A beleza não existe por acaso

Um turista dirige o seu carro numa distância de muitos quilômetros, para ir ver uma montanha coberta de árvores cujas folhas estão se transformando de verde para dourado. Um mundo cheio de coisas lindas.
Por que será que existe a beleza? Porventura ela é necessária para a nossa existência como um ser total? Pode até ser, ou simplesmente é mais uma manifestação de seu amor e de sua intenção de prover algo que nos encaminhe para uma vida abundante?
Precisamos ser gratos a Deus em sua infinita bondade. Ele acrescentou mais essa dimensão à vida na terra.
A beleza da criação enche nossos olhos de gozo e admiração.
A beleza é o bordado com o qual o Criador adornou o nosso maravilhoso planeta.

Adalgiso.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O caminho seguro com propósito

Uma bela e inteligente artista do cinema mundial do passado disse o seguinte: "Eu quero manter a minha circunferência em ação, mas o meu centro parado". O que ela queria dizer era o seguinte: Queria que sua vida exterior tivesse ação e fosse completamente dirigida pelo seu interior.
Alguns anos atrás havia uma canção  popular na América que traduzida dizia: "Eu não sei para onde vou, mas estou indo".
Como é maravilhoso saber que não é isso que se dá com aquele que tem o Senhor Jesus. Pois, temos certeza de que quando nosso "centro da vida" é Jesus, ele dirigirá nossa "circunferência" nos caminhos retos edificantes. Aliás, Jesus se oferece de graça como o Caminho seguro com propósito.

Adalgiso.

Sal da terra e luz do mundo

Temos dois conceitos diferentes, e no entanto desafiadores para a vida cristã.
O sal é uma realidade com uma ação invisível. Ele age como um preservador contra a deterioração material. Ele se gasta a fim de salvar as outras coisas.
E o que dizer a respeito da luz? Ela é um ponto de referência, pois vivemos num mundo de trevas.Quando alguém escolhe ser luz precisa tomar uma decisão que envolva a própria vontade. Se tivermos Cristo em nossa vida, nós o mostraremos em nosso exterior. Testemunhar Cristo é uma das mais gloriosas experiências da vida cristã.
Vale a pena ser sal para a humanidade e luz para o mundo. A falha disso acarreta a perda do sabor do sal e a ocultação da luz.

Adalgiso.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Será que nossa visão está em Cristo?

O casal Maria e José estava ansioso para chegar em casa. na cidade de Nazaré, tendo cumprido tudo o que lhe era exigido na viagem à Jerusalém.
Eles supunham que Jesus estivesse junto à caravana de retorno, portanto junto com eles. Mas estavam enganados.
É possível, ao cumprirmos nossas tarefas diárias, ocupados com  os afazeres do dia, perdermos Jesus de vista. De repente algo dá errado, e nós não sabemos que nosso relacionamento com o Senhor se perdeu, enquanto nós nos concentramos  em coisas sem tanta importância.
Quando nós voltamos nossa atenção encontraremos Cristo, sempre no local onde Ele deve estar.
Um  dia de jornada longe de Cristo pode significar três dias de jornada de volta!

Adalgiso.