Ser eficaz é fazer tudo o que os outros fazem só de maneira mais rápida, com soluções claras e resultados melhores. Infelizmente muita gente ainda se nivela por baixo e quando tem uma oportunidade de melhorar a performance, acaba fazendo o de costume.
Pessoas eficazes não deixam para amanhã o que podem fazer hoje, Aplicam-se mais do que a maioria, trabalham o tempo que for preciso para concluir suas tarefas, agem com responsabilidade e por fim, simplificamo que para os demais seria um "bicho de sete cabeças".
Para ser eficaz é preciso se comprometer, primeiro, consigo mesmo e depois com as suas atividades.
Seja franco, de zero a dez, qual seu grau de eficácia?
Adalgiso.
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
O reajuste dos combustíveis
Tido por especialistas como inevitável até o fim do ano, um novo reajuste da gasolina, um dos países mais caros do mundo, já coloca em risco a meta de inflação do governo no biênio 2013/2014.
Por isso, a expectativa é que a equipe econômica aproveite uma "janela" de inflação menor neste mês ou no máximo em novembro, para dar um aumento que recomponha o caixa da "pobre" Petrobrás.
Tanto o câmbio quanto os alimentos devem trazer novas rodadas de pressão até o final do ano e isso deve fazer com que o governo não deixe para mais tarde o aumentos dos combustíveis.
O impacto maior vai ser no próximo ano, provavelmente depois das eleições.
Adalgiso.
Por isso, a expectativa é que a equipe econômica aproveite uma "janela" de inflação menor neste mês ou no máximo em novembro, para dar um aumento que recomponha o caixa da "pobre" Petrobrás.
Tanto o câmbio quanto os alimentos devem trazer novas rodadas de pressão até o final do ano e isso deve fazer com que o governo não deixe para mais tarde o aumentos dos combustíveis.
O impacto maior vai ser no próximo ano, provavelmente depois das eleições.
Adalgiso.
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Embargos infringentes
Durante algumas sessões do julgamento, percebi que, desde o início, alguns ministros agiam mais como defensores do núcleo político dos réus do que propriamente como magistrados.
A rigor nem poderiam se declarar aptos para julgar, pelo claro comprometimento, em especial o de Toffoli, ex-advogado do PT e ex-assessor do então ministro da Casa Civil de Lula, José Dirceu.
No entanto cabe ao STF o dever de julgar e, aos cidadãos o de acatar as decisões. No entanto, é um direito indagar, após a admissão dos embargos, como harmonizar essa decisão com o princípio constitucional da isonomia.
Somos ou não somos todos iguais perante a lei? Quantos ladrões foram julgados pelo STJ e não foram beneficiados de tal prerrogativa Ou o STJ é um colégio de ministros infalível ou a côrte máxima STF está mais suscetível a cometer enganos?
Ordenamento jurídico deveria ser um sistema uno e harmonioso, o que presenciamos é um terreno movediço de interesses espúrios a um passo da injustiça.
Adalgiso.
A rigor nem poderiam se declarar aptos para julgar, pelo claro comprometimento, em especial o de Toffoli, ex-advogado do PT e ex-assessor do então ministro da Casa Civil de Lula, José Dirceu.
No entanto cabe ao STF o dever de julgar e, aos cidadãos o de acatar as decisões. No entanto, é um direito indagar, após a admissão dos embargos, como harmonizar essa decisão com o princípio constitucional da isonomia.
Somos ou não somos todos iguais perante a lei? Quantos ladrões foram julgados pelo STJ e não foram beneficiados de tal prerrogativa Ou o STJ é um colégio de ministros infalível ou a côrte máxima STF está mais suscetível a cometer enganos?
Ordenamento jurídico deveria ser um sistema uno e harmonioso, o que presenciamos é um terreno movediço de interesses espúrios a um passo da injustiça.
Adalgiso.
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Ver além das próprias necessidades
Um dia vi um cego com sua bengala branca ter um esbarrão com uma senhora cega com o seu cão que servia de guia. Eles pediram desculpas e seguiram seus caminhos.
Uma vez que nenhum dos dois poderia saber que o outro era cego, cada um deve ter imaginado como alguém poderia ser tão descuidado a ponto de se chocar contra uma pessoa cega.
Bartimeu, homem cego da cidade de Jericó, se chocou contra Jesus, a Luz do mundo, com seus próprios problemas, assim como nós chocamos quase sempre contra a vida de outros com a nossa coleção de deficiências.
A questão é muito simples, como nós reagimos quando somos interrompidos por pessoas com problemas?
Adalgiso.
Uma vez que nenhum dos dois poderia saber que o outro era cego, cada um deve ter imaginado como alguém poderia ser tão descuidado a ponto de se chocar contra uma pessoa cega.
Bartimeu, homem cego da cidade de Jericó, se chocou contra Jesus, a Luz do mundo, com seus próprios problemas, assim como nós chocamos quase sempre contra a vida de outros com a nossa coleção de deficiências.
A questão é muito simples, como nós reagimos quando somos interrompidos por pessoas com problemas?
Adalgiso.
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Qual a sua preferência, ter razão ou ser feliz
É de se supor que a maioria das pessoas responderá da seguinte forma, à pergunta cima: "É melhor ser feliz do que ter razão". No entanto não é o que se vê na prática das relações humanas. Mesmo não admitindo, muita gente quer ter razão assim mesmo. Até confunde as coisas e só se sente feliz quando consegue convencer às demais de que está certa, de que está com toda e total razão.
Comece a prestar atenção aos seus embates do dia a dia. Experimente deixar o outro "se achar". Não zombe e tenha cuidado para não parecer cínico ao concordar com tudo pela frente e por trás ter posição contrária. Aos poucos você pode experimentar uma sensação de alívio por não ter entrado na neurose alheia.
Portanto, pare de querer ter razão a todo custo. E, convenhamos, felicidade combina muito mais com a sabedoria do que com a racionalidade discutível e pragmatismo vazio.
Adalgiso.
Comece a prestar atenção aos seus embates do dia a dia. Experimente deixar o outro "se achar". Não zombe e tenha cuidado para não parecer cínico ao concordar com tudo pela frente e por trás ter posição contrária. Aos poucos você pode experimentar uma sensação de alívio por não ter entrado na neurose alheia.
Portanto, pare de querer ter razão a todo custo. E, convenhamos, felicidade combina muito mais com a sabedoria do que com a racionalidade discutível e pragmatismo vazio.
Adalgiso.
domingo, 13 de outubro de 2013
A Palavra que dá vida eterna
Na Índia existe uma espécie de livro sagrado em birmanês. Cada uma das suas 728 palavras está distribuída em uma lage de pedra esculpida com escrita budista. Esse estranho livro se estende por vários quilômetros a longo da estrada chamada Montanha Dourada.
As palavras que Deus deu ao seu povo hebreu como leis básicas foram escritas também em duas pedras. A diferença é que suas palavras não estão presas, limitadas às placas de pedras ou a uma região geográfica. A mensagem de Deus sobrevive a séculos de perseguição e aniquilamento de seus fiéis em todo o mundo.
A palavra de Deus tem o poder de quebrar o coração de pedra, de atirar fora as correias prisioneiras da escravidão, de dar forças aos fracos e dar vida aos que estão mortos espiritualmente.
Que possamos como cristãos ter fome e sede da sagrada e eterna palavra com insaciável ardor.
Adalgiso.
As palavras que Deus deu ao seu povo hebreu como leis básicas foram escritas também em duas pedras. A diferença é que suas palavras não estão presas, limitadas às placas de pedras ou a uma região geográfica. A mensagem de Deus sobrevive a séculos de perseguição e aniquilamento de seus fiéis em todo o mundo.
A palavra de Deus tem o poder de quebrar o coração de pedra, de atirar fora as correias prisioneiras da escravidão, de dar forças aos fracos e dar vida aos que estão mortos espiritualmente.
Que possamos como cristãos ter fome e sede da sagrada e eterna palavra com insaciável ardor.
Adalgiso.
sábado, 12 de outubro de 2013
A criança é um sinal de que a esperança não morreu
Neste dia comemorativo à criança cabe aos pais refletir com responsabilidade sua árdua função e o que significa verdadeiramente ser criança.
Para isso, peço que parem um instante e recordem a sua própria infância. Para começar sugiro que deitem no chão e se sujem de lama. Ponham-se de joelho, se puderem e se movimentem pela casa toda. Peçam água se a mamãe estiver vendo a sua novela preferida na TV, ou ainda se desejar ir ao banheiro, quando o papai está vendo no vídeo o seu time de futebol favorito e relembrem cada parte da meninice e sintam como ser criança é nada fácil.
Dessa forma vocês poderão se aproximar do universo da criança e tentar compreender como ela vê o mundo dos adultos.
Há tempos atrás, a criança era entendida como uma espécie de adulto em miniatura. Feita para levar bronca ou palmadas ou ainda ser vista pelos outros, mas nunca para ser ouvida.
Atualmente, livros são escritos sobre com o raciocínio da criança e como se estrutura o pensamento lógico ético e moral na vida dos filhos infantis.
Que bom, pois cada criança que vem ao mundo é um aviso de que a esperança se renova.
Adalgiso.
Para isso, peço que parem um instante e recordem a sua própria infância. Para começar sugiro que deitem no chão e se sujem de lama. Ponham-se de joelho, se puderem e se movimentem pela casa toda. Peçam água se a mamãe estiver vendo a sua novela preferida na TV, ou ainda se desejar ir ao banheiro, quando o papai está vendo no vídeo o seu time de futebol favorito e relembrem cada parte da meninice e sintam como ser criança é nada fácil.
Dessa forma vocês poderão se aproximar do universo da criança e tentar compreender como ela vê o mundo dos adultos.
Há tempos atrás, a criança era entendida como uma espécie de adulto em miniatura. Feita para levar bronca ou palmadas ou ainda ser vista pelos outros, mas nunca para ser ouvida.
Atualmente, livros são escritos sobre com o raciocínio da criança e como se estrutura o pensamento lógico ético e moral na vida dos filhos infantis.
Que bom, pois cada criança que vem ao mundo é um aviso de que a esperança se renova.
Adalgiso.
Assinar:
Postagens (Atom)