quinta-feira, 4 de agosto de 2011

AMBIÇÃO EXCESSIVA PODE SE TORNAR COBIÇA

A ambição pode ser a sua serva; a cobiça e sua dona. A cobiça da carne significa ser dominado por seus apetites físicos - fome, sede, sono, sexo, exercícios. Os apetites físicos geralmente são saudáveis e devem ser satisfeitos. Entretanto, vivemos em uma época em que comer, beber e ter experiência sexual são apesentados a nós como objetivos em si mesmos.


A cobiça dos olhos significa ter sua vida dominada pelo desejo às coisas belas. Não há nada errado gostar de coisas belas, agradáveis, bonitas. Deus é um Deus de beleza. Mas a paixão de possuir e acumular belezas ou bens materiais é uma cobiça que pode destruir a vida cristã.


O orgulho na vida tem muito a ver com a ambição. A ambição é boa, natural, já que Deus coloca dentro de nós o desejo de melhorar, prosperar e crescer. Mas esse desejo pela excelência, ou processo doentio de busca ou auto-afirmação, para ser o melhor, pode também se tornar tirano, dominando toda a nossa visão de vida.


Talvez apresentemos como desculpa à nossa ambição incontrolável o desejo de querer exceder, de ser o melhor na vida cristã, mais qualificado, mais santificado, quando na verdade a nossa real aspiração interior é nos destacarmos para provar algo em nós mesmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário