sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Teologia da Igreja Liberal

Na igreja cristã de todos os tempos, crer na veracidade dos milagres bíblicos - no nascimento virginal e ressurreição de Cristo, na História da Criação apresentada em Gênesis, no pecado original, na inspiração bíblica, etc - sempre foi algo distinto e aceito. No entanto, tal crença foi e tem sido questionada por muitos, que adotam um posicionamento contrário ao revelado nas Escrituras Sagradas.

No século 19, surgiu no meio protestante um movimento que passou a ser conhecido como LIBERALISMO, que tem raízes no Iluminismo do século 18.

O liberalismo teológico surgiu na Alemanha, como resultado da percepção de que a fé e a teologia cristã necessitavam ser revistas e reinterpretadas conforme o conhecimento moderno. Na Inglaterra, com o surgimento da teoria da seleção natural ensinada por Darwin (teoria da evolução), o ensinamento bíblico da Criação passou a ser considerado ultrapassado. Os dogmas e o método de interpretação, até então aceitos como legítimos, foram abandonados pelos teólogos liberais.

Como resultado, no liberalismo, sendo recebido na grade dos seminarios, passou-se a questionar e negar diversos fundamentos da fé cristã.

Leia 1 Tm.4:1-5; 1 Jo.4:1-6

Rev. Adalgiso do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário